Acordo Presidente do Conselho Europeu se reúne com May antes da cúpula May vai a Bruxelas após superar uma moção de censura no Reino Unido para tentar obter novas garantias de seus sócios europeus para salvar o acordo do Brexit, em particular sobre a questão da fronteira irlandesa. Tusk se reunirá com May antes do início do encontro de cúpula

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 13/12/2018 09:56 Atualizado em:

Foto: OLI SCARFF / AFP
Foto: OLI SCARFF / AFP
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, reúne-se nesta quinta-feira (13/12) com a primeira-ministra britânica, Theresa May, antes de uma cúpula da União Europeia (UE) para ter "conversas de último minuto" - anunciou o próprio em sua conta no Twitter.

May vai a Bruxelas após superar uma moção de censura no Reino Unido para tentar obter novas garantias de seus sócios europeus para salvar o acordo do Brexit, em particular sobre a questão da fronteira irlandesa. Tusk se reunirá com May antes do início do encontro de cúpula.

May também terá um encontro com o primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar.

Para responder a Theresa May, os 27 países do bloco divulgaram um projeto de texto que destaca que a rede de segurança prevista para impedir o retorno da fronteira entre as duas Irlandas "só seria implementado por um curto período e apenas pelo tempo necessário", segundo uma fonte europeia. "Nada disso é novo. Não há data para o fim da rede de segurança", afirmou a fonte.

O texto de seis parágrafos poderia mencionar que os 27 estão prontos para "estudar se podem oferecer novas garantias" posteriormente, com um valor "jurídico vinculante". "Tais garantias não contradizem o acordo de retirada", estabelecido na reunião de 25 de novembro.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.