Medidas Mudanças climáticas ameaçam economia dos EUA e do mundo Realizada por mais de 300 pesquisadores, a quarta Avaliação Nacional do Clima, Volume II, é um relatório exigido pelo Congresso

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 23/11/2018 20:13 Atualizado em:

Robyn Beck / AFP
Robyn Beck / AFP
As mudanças climáticas já afetam a economia dos Estados Unidos e do mundo, e isto piorará se não forem estabelecidas mais ações drásticas para deter as emissões de gases de efeito estufa, diz um relatório de uma agência do governo americano divulgado nesta sexta-feira (23).

"Até o fim deste século, as perdas anuais nos Estados Unidos devido às mudanças climáticas poderão atingir centenas de bilhões de dólares", adverte a última edição da Avaliação Nacional do Clima. 

O texto aponta ainda que "sem esforços sustentados e substanciais de adaptação e mitigação em nível global e regional, as mudanças climáticas causarão perdas de crescimento à infraestrutura e propriedade americanas, e impactarão sobre a taxa de crescimento econômico durante este século".

O documento trás ainda que os impactos das mudanças climáticas, além das fronteiras dos Estados Unidos, afetarão de maneira crescente o comércio exterior e a economia, incluindo os preços das importações e exportações, e os negócios americanos com operações fora do país. 

Realizada por mais de 300 pesquisadores, a quarta Avaliação Nacional do Clima, Volume II, é um relatório exigido pelo Congresso.   

No ano passado, o presidente americano, Donald Trump, rejeitou o relatório, e esta semana parece ter confundido o tempo com o clima ao tuitar: "Brutal e ampla onda de frio poderá superar todos os recordes - O que aconteceu com o aquecimento global?".  



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.