terrorismo Três homens são presos por planejar atentado na Austrália Os três indivíduos estavam sendo investigados desde março passado, mas manifestaram um 'aumento da motivação' desde o ataque a faca registrado na cidade em 9 de novembro, segundo a Polícia

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 20/11/2018 08:13 Atualizado em:

Foto: William WEST/AFP
Foto: William WEST/AFP
Três homens foram detidos nesta terça-feira (20) por planejar ataques terroristas em Melbourne, menos de duas semanas depois de um ataque a faca que deixou um morto e dois feridos na segunda maior cidade da Austrália, anunciou a Polícia. "Se não tivéssemos agido a tempo para impedir este ataque, as consequências teriam talvez sido aterrorizantes", destacou Ian Maccartney, porta-voz da Polícia Federal, informando que os suspeitos tentaram conseguir rifles semiautomáticos para o ataque.

As autoridades decidiram entrar em ação por medo de que levassem adiante seus planos com a aproximação das festas de fim de ano. 

Os três australianos de origem turca foram detidos na madrugada de terça-feira quando se preparavam para cometer atentados em lugares frequentados de Melbourne, segundo as autoridades. Tinham se inspirado no EI, o grupo extremista Estado Islâmico, embora não tivessem vínculo formal com nenhuma organização, indicou o comissário-chefe, Graham Ashton.  "Estamos convencidos de que nossas ações desta manhã neutralizaram toda a ameaça para a população que este grupo poderia planejar", declarou. "Não acreditamos que exista ameaça para além deste grupo". 

Os três indivíduos estavam sendo investigados desde março passado, mas manifestaram um  "aumento da motivação" desde o ataque a faca registrado na cidade em 9 de novembro, segundo a Polícia.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.