Perigos Macron alerta sobre nacionalismo e critica "nossos interesses primeiro" Trump já declarou orgulhosamente ser nacionalista. Macron se estabeleceu como o desmembramento da Europa aos movimentos nacionalistas que atacam as abordagens globais, como aqueles que tomaram conta da Hungria e da Polônia, entre outros países

Por: AE

Publicado em: 11/11/2018 13:22 Atualizado em:

O presidente da França, Emmanuel Macron, alertou contra os perigos do nacionalismo em seu discurso dirigido diretamente à crescente onda de populismo nos Estados Unidos e na Europa.

Com o presidente dos EUA, Donald Trump, e outros líderes mundiais em uma comemoração do centenário do Armistício em Paris neste domingo, Macron disse que os "demônios antigos" que causaram a Primeira Guerra Mundial e milhões de mortes estão crescendo mais forte.

"O patriotismo é exatamente o oposto do nacionalismo. O nacionalismo é uma traição ao patriotismo. Ao dizer 'nossos interesses primeiro', aconteça o que acontecer com os outros, você apaga a coisa mais preciosa que uma nação pode ter, aquilo que o torna vivo, aquilo que faz com que seja grande e que o que é mais importante: seus valores morais".

Trump já declarou orgulhosamente ser nacionalista. Macron se estabeleceu como o desmembramento da Europa aos movimentos nacionalistas que atacam as abordagens globais, como aqueles que tomaram conta da Hungria e da Polônia, entre outros países.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.