arqueologia Antigo navio de comércio grego é encontrado intacto no Mar Morto A expedição anglo-búlgaria registou mais de 60 naufrágios que vão da Antiguidade até o século XVII, sendo o mais antigo, com data de 400 anos antes de Cristo, encontrado nesta terça-feira (23/10) praticamente intacto

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 23/10/2018 10:38 Atualizado em:

Foto: HO / Black Sea MAP/EEF Expeditions / AFP
Foto: HO / Black Sea MAP/EEF Expeditions / AFP
Um navio de comércio grego antigo, de mais de 2.400 anos, foi encontrado praticamente intacto no fundo do Mar Negro, o mais antigo naufrágio conhecido no mundo, anunciou nesta terça-feira (23/10) uma expedição anglo-búlgara.

"Nunca pensei que seria possível encontrar intacto, e a dois quilômetros de profundidade, um barco que data da Antiguidade", declarou o professor Jon Adams, diretor do Centro de Arqueologia Marítima da Universidade de Southampton (sul da Inglaterra).

A expedição Black Sea MAP (Maritime Archaeology Project) fez sondagens durante mais de três anos a 2.000 km de profundidade no Mar Negro, na costa da Bulgária, com um sonar e um veículo teleguiado, com várias câmeras concebidas para a exploração em águas profundas.

A equipe registrou mais de 60 naufrágio que vão da Antiguidade até o século XVII. O mais antigo, com data de 400 anos antes de Cristo, foi encontrado a uma profundidade em que a água carece de oxigênio e pode "conservar as matérias orgânicas durante milhares de anos", afirmou a equipe do Black Sea Map. Os destroços do navio foram datados com carbono 14.

Este é um "tipo de barco de comércio grego" que até agora só havia sido observado nas decorações das "antigas cerâmicas gregas", indicaram os cientistas.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.