Posicionamento Ministro alemão considera 'lamentável' EUA desejar sair de tratado antiarmas

Por: Agência Estado

Publicado em: 21/10/2018 13:22 Atualizado em:

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, afirmou que é "lamentável" a intenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar os Estados Unidos do tratado de controle de armas nucleares com a Rússia. 

Em comunicado, Maas afirmou que o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, conhecido como INF, é "um importante pilar para a nossa arquitetura de segurança na Europa". Ele considerou que o anúncio de Trump "traz difíceis questões para a Alemanha e a Europa". 

O ministro considerou que a Alemanha tem repetidamente alertado Moscou sobre a necessidade de esclarecer as acusações de desrespeito ao tratado. Ele acrescentou que até o momento a Rússia não fez tais esclarecimentos. 

Maas afirmou ainda que a Alemanha pediu a Washington que "considere as possíveis consequências" da decisão, pedindo ainda um tratado de desarmamento nuclear entre EUA e Rússia para além de 2021. Fonte: Associated Press.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.