luto Do Muoi, antigo chefe do partido comunista do Vietnã, morre aos 101 anos Do Muoi morreu após uma longa doença em um hospital militar de Hanói

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 02/10/2018 09:41 Atualizado em:

Foto: HOANG DINH Nam / AFP
Foto: HOANG DINH Nam / AFP
O antigo dirigente do partido comunista vietnamita Do Muoi faleceu nesta segunda-feira (2), aos 101 anos, após uma longa carreira política marcada pela luta a favor da independência de seu país, a guerra com os Estados Unidos e uma campanha de nacionalizações em massa.

Membro do partido há 80 anos e chefe dos comunistas entre 1991 e 1997, Do Muoi morreu após uma longa doença em um hospital militar de Hanói, segundo a imprensa oficial.

Após o final da guerra contra os Estados Unidos, em 1975, iniciou uma campanha chamada "X2", de nacionalizações em massa, por meio da qual milhares de empresas privadas foram desmanteladas no sul do Vietnã, então motor da economia nacional.

A partir dos anos 1980, seguiu a nova linha do partido de reformas econômicas com o objetivo de abrir o país aos investimentos estrangeiros.

A morte de Muoi acontece dias depois do falecimento do presidente vietnamita, Tran Dai Quang, em Hanói, em 21 de setembro, aos 61 anos.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.