diplomacia ONU pede a talibãs afegãos que aceitem trégua O Conselho de Segurança exorta os talibãs a aceitar esta proposta - formulada há uma semana - 'sem demora'

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 28/08/2018 09:29 Atualizado em:

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou nesta segunda-feira, por unanimidade, uma declaração que pede aos talibãs que aceitem o novo cessar-fogo proposto pelo presidente afegão, Ashraf Ghani.

O Conselho de Segurança exorta os talibãs a aceitar esta proposta - formulada há uma semana - "sem demora". 

Em sua declaração, o Conselho pede ainda aos talibãs que "aceitem a oferta formulada em fevereiro pelo governo afegão de negociações de paz diretas e sem condições prévias ou ameaças, com o objetivo de um acordo político que conduza a uma paz duradoura para a população do Afeganistão".

"Os membros do Conselho de Segurança destacam ainda a importância de se celebrar eleições  legislativas pacíficas, inclusivas, críveis e transparentes em 20 de outubro, e uma eleição  presidencial em 20 de abril de 2019".

Um cessar-fogo temporário já havia sido declarado em junho para o final do Ramadã. O pacto de não agressão, respeitado pelas duas partes, foi o primeiro desde 2001 neste país destruído por 17 anos de guerra.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.