Nasa Astronautas novatos e veteranos viajarão nas primeiras naves privadas dos EUA Estes voos pioneiros com destino à Estação Espacial Internacional permitirão aos Estados Unidos retomar a capacidade de enviar pessoas à órbita da Terra

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 03/08/2018 21:39 Atualizado em:

Foto: AFP/Arquive
Foto: AFP/Arquive
A Nasa anunciou nesta sexta-feira (3) os nove primeiros astronautas que voarão ao espaço em 2019 em naves da Boeing e SpaceX, uma mistura de viajantes espaciais principiantes e veteranos.

Estes voos pioneiros com destino à Estação Espacial Internacional permitirão aos Estados Unidos retomar a capacidade de enviar pessoas à órbita da Terra, após a Nasa ter encerrado seu programa de ônibus espaciais.

Durante os últimos sete anos, os astronautas americanos viajaram à estação orbital a bordo da nave russa Soyuz, por um custo de 80 milhões de dólares por assento.

"Isto é importante para nosso país e queremos que os Estados Unidos saibam que estamos de regresso, que astronautas americanos e foguete americanos estão viajando do solo americano" disse Jim Bridenstine, administrador da Nasa, durante uma cerimônia em Houston, Texas, para anunciar os novos membros da tripulação.

Um voo de teste da Boeing não tripulado está programado para o fim deste ano, e o primeiro com tripulação a bordo para meados de 2019, disse a Nasa.

A SpaceX tem planejado um voo de demonstração sem passageiros para novembro de 2018, e o primeiro voo tripulado está programado para abril de 2019.

Para a Boeing, que desenvolve a nave Starliner, dois veteranos da Nasa integrarão a tripulação dos voos de teste: Eric Boe e Christopher Ferguson. Estarão acompanhados por Nicole Aunapu Mann, uma aviadora da Marinha que em 2013 foi nomeada astronauta pela Nasa e que fará seu primeiro voo ao espaço.

"Será um momento de orgulho para os Estados Unidos", disse Mann.

Os primeiros voos de teste tripulados da SpaceX serão conduzidos pelos veteranos Robert Behnken e Douglas Hurley.

Depois disso, as companhias passarão a missões reais. A Nasa "contratou seis missões, com até quatro astronautas por missão, para cada companhia", disse a agência.

A primeira missão do Starliner será conduzida por Sunita Williams, uma capitã da Marinha aposentada e experiente veterana da Nasa, assim como Josh Cassada, um piloto da Marinha que fará seu primeiro voo ao espaço.

O primeiro voo tripulado da SpaceX inclui o aviador da Marinha Victor Glover, também novato nos voos ao espaço, e o veterano de ônibus espaciais Michael Hopkins.

Mais astronautas serão anunciados futuramente para se unirem às tripulações, indicou a Nasa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.