Tragédia Forte terremoto atinge ilha da Indonésia e deixa 14 mortos O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto atingiu uma profundidade de apenas 7 quilômetros (4,4 milhas). Terremotos rasos tendem a causar mais danos do que os mais profundos

Por: AE

Publicado em: 29/07/2018 09:57 Atualizado em:

Um forte terremoto deixou pelo menos 14 mortos e 160 feridos neste domingo na ilha de Lombok, na Indonésia, um destino turístico popular da região. O terremoto danificou mais de 1.000 casas e foi sentido em uma área ampla, incluindo Bali, onde até o momento não há relatos de danos ou vítimas.

O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto atingiu uma profundidade de apenas 7 quilômetros (4,4 milhas). Terremotos rasos tendem a causar mais danos do que os mais profundos.

O distrito de Lombok foi o mais atingido, com 10 mortes, incluindo de uma estrangeira, proveniente da Malásia, informou o porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho. Segundo ele, ao menos 162 pessoas ficaram feridas, entre as quais 67 estão hospitalizadas. O número de vítimas pode aumentar, uma vez que os dados ainda estão sendo coletados em outros locais da ilha, acrescentou.

O terremoto provocou apagões nos distritos de East Lombok e North Lombok e desencadeou um grande deslizamento de terra no Monte Rinjani. Os socorristas estavam evacuando mais de 800 turistas da montanha.

A agência de meteorologia e geofísica da Indonésia registrou mais de 130 tremores secundários. A Indonésia é propensa a terremotos por causa de sua localização no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, um arco com muitos vulcões e encontros entre placas tectônicas. Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na costa oeste de Sumatra desencadeou um tsunami que matou 230 mil pessoas em vários países.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.