Mundo Trump gera caos no G7 e ameaça aliados com novas tarifas

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 10/06/2018 09:36 Atualizado em: 10/06/2018 09:38

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou radicalmente sua postura neste fim de semana em relação a seus aliados da Europa e Canadá, ameaçando impor pesadas tarifas alfandegárias após uma cúpula do G7 que terminou em fiasco.

Essas divergências contrastam com a "unidade" alcançada durante a cúpula realizada na China reunindo os chefes de Estado chinês, russo e iraniano, e tendo como pano de fundo as tensões comerciais e diplomáticas com os Estados Unidos.

No sábado, Trump retriou abruptamente seu apoio a uma declaração final da cúpula de dois dias realizada em La Malbaie (Quebec, Canadá), apesar de um compromisso que foi alcançado após árduas discussões sobre questões comerciais.

Sua delegação e ele próprio endossaram esse documento final, composto por 28 pontos negociados duramente pelo Grupo dos Sete - Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão.

Trump justificou a mudança de postura pelas declarações de Justin Trudeau, anfitrião da cúpula, durante a coletiva de imprensa que encerrou a reunião.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.