Comunicado EUA bloqueia na ONU investigação independente por massacre em Gaza O rascunho do texto, obtido pela AFP, condenava os disparos israelenses que provocaram a morte de dezenas de civis palestinos nesta segunda-feira

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 14/05/2018 21:29 Atualizado em: 14/05/2018 21:30

Os Estados Unidos bloquearam nesta segunda-feira a adoção de um comunicado do Conselho de Segurança das Nações Unidas pedindo uma investigação independente sobre a morte de 55 palestinos em confrontos com as forças israelenses na Faixa de Gaza, informaram fontes diplomáticas.

O rascunho do texto, obtido pela AFP, condenava os disparos israelenses que provocaram a morte de dezenas de civis palestinos nesta segunda-feira.

O Conselho "pede uma investigação independente e transparente sobre estas ações para garantir que (os responsáveis) prestem contas". 

No texto, "o Conselho de Segurança reafirma que toda decisão ou ação que pretenda modificar o caráter, o status ou a composição demográfica da Cidade Santa de Jerusalém não tem qualquer efeito jurídico, é nula e ilegítima, e tem que ser anulada de acordo com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança".


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.