• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Negociações Abbas pede a Modi mediação de vários países em diálogo entre Israel e palestinos O governo de Trump irritou os palestinos, que buscam o setor oriental de Jerusalém como capital

Por: AE

Publicado em: 10/02/2018 20:40 Atualizado em:

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que conta com o apoio da Índia a uma mediação feita por vários países para futuras negociações israelense-palestinas. Modi visitou Ramallah neste sábado.

Essa estrutura substituiria o monopólio de longa data de Washington como mediador. Abbas rejeitou o papel tradicional norte-americano depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como a capital de Israel em dezembro. O governo de Trump irritou os palestinos, que buscam o setor oriental de Jerusalém como capital.

Abbas apelou para a comunidade internacional, incluindo países da Europa e do mundo árabe, que exijam participação nas futuras negociações, mas até agora não conseguiu garantir compromissos. Os líderes europeus criticaram a dramática mudança de política de Trump em Jerusalém, mas parecem não estar dispostos a confrontar Washington sobre as mais de duas décadas de esforços fracassados para negociar um acordo de partição israelense-palestino.

A visita de Modi à cidade de Ramallah foi a primeira de um primeiro-ministro indiano a um enclave palestino autônomo na Cisjordânia ocupada pelos israelenses. A visita de Modi à Cisjordânia foi vista, em parte, como uma tentativa de compensar os palestinos depois de ele ter recebido o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por seis dias no mês passado, em um reflexo da aproximação entre Israel e Índia.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.