• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Internacional Partidos separatistas catalães declaram apoio a líder deposto Os partidos pró-separação ganharam uma pequena maioria de assentos na Assembleia regional

Por: AE

Publicado em: 10/01/2018 16:25 Atualizado em:

Os dois principais partidos separatistas da Catalunha concordaram em apoiar a reeleição do líder deposto Carles Puigdemont como presidente regional, em um sinal de que os grupos pró-independência estão ansiosos para aumentar as tensões com o governo central de Madri.

O acordo separatista é o primeiro passo significativo para a formação de um novo governo na região espanhola após a eleição regional de 21 de dezembro. A votação foi realizada depois que o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, tentou reprimir o esforços dos separatistas para a secessão. Os partidos pró-separação ganharam uma pequena maioria de assentos na Assembleia regional. Embora o resultado prometa manter viva a campanha para a independência, as forças pró-independência ainda devem superar as divisões para formar um novo governo.

Nesta quarta-feira, as duas principais siglas pró-separação catalã declararam apoio a Puigdemont retornar como presidente regional. O líder separatista tem popularidade entre os eleitores pró-independência, mas está em Bruxelas desde que o governo central de Madri dissolveu o Parlamento catalão. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.