• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Luto Morre Gord Downie, da banda canadense Tagically Hip Dowie tinha sido diagnosticado com câncer após sofrer um mal-estar durante uma caminhada em sua cidade natal Kigston, Ontario, em dezembro de 2015

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 18/10/2017 14:58 Atualizado em:

O cantor da banda canadense Tagically Hip, Gord Downie, faleceu aos 53 anos em decorrência de um câncer no cérebro.

Segundo comunicado emitido por colegas de sua banda, o cantor morreu na terça-feira (17) à tarde, junto a sua família.

Dowie tinha sido diagnosticado com câncer após sofrer um mal-estar durante uma caminhada em sua cidade natal Kigston, Ontario, em dezembro de 2015.

"Gord sabia que esse dia chegaria; decidiu aproveitar o seu precioso tempo como sempre o fez, fazendo música, gravando e expressando a sua profunda gratidão por sua família e amigos por uma vida bem vivida, selada com um beijo... nos lábios", dizia o comunicado.

"Amou o seu país com todas as suas forças... Amou cada esquina escondida, cada aspecto desse país", discursou entre lágrimas o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

"Ele quis fazer o melhor. Queria que fôssemos melhor do que somos", acrescentou Trudeau sobre Dowie, que era seu amigo.

Os médicos informaram publicamente o estado de Dowie em maio de 2016: disseram que se recuperava de uma cirurgia e da quimioterapia, porém ressaltaram que o câncer era incurável, gerando uma onda de apoio.
 
Nesse mesmo dia, Tragically Hip anunciou uma turnê de despedida. O último show de Downey, em agosto, foi transmitido ao vivo em todo o Canadá.

A banda de rock alternativo ficou famosa na década de 1990 com sucessos como "New Orleans is Sinking", "Blow at High Dough" e "38 Years Old".

As letras de Downey falam sobre os males feitos às populações indígenas, as causas ambientais e a difícil situação dos condenados por erro judicial. Sua discografia vendeu mais de oito milhões de cópias.

Em 2005, Tragically Hip entrou para o Hall da Fama da música canandense e, três anos depois, estampou um selo postal. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.