• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Moda Seis dicas de estilo do stylist Yan Acioli e da blogueira Camila Coutinho A dupla participou de bate papo no teatro do shopping RioMar, na noite desta quarta-feira, e distribuiu conselhos à plateia

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/05/2015 13:35 Atualizado em: 14/05/2015 15:07

A blogueira pernambucana Camila Coutinho e o personal stylist Yan Acioli estavam entre os nomes mais aguardados do Encontro Riomar de Estilo e Beleza, promovido pelo shopping durante esta semana. Com nomes como Fernando Torquatto, maquiador, Mônica Salgado, editora da revista Glamour, e Camila Coelho, também blogueira, envolvidos no projeto, o evento chegou ao fim na noite desta quarta, com bate papo entre Yan, Camila Coutinho e a plateia.

Yan Acioli e Camila Coutinho encerraram a programação do encontro promovido pelo Riomar. Foto: Larissa Lins/DP/DA Press
Yan Acioli e Camila Coutinho encerraram a programação do encontro promovido pelo Riomar. Foto: Larissa Lins/DP/DA Press


Entre perguntas e respostas - sobre moda, estilo, vida pessoal, projetos para o futuro e vantagens da carreira - algumas dicas se destacaram. O Viver fez uma lista que você confere abaixo:

1) INVISTA NO JEANS
Uma das peças preferidas do guarda-roupa de Sabrina Sato é um short jeans desfiado, originado de uma antiga calça de Yan. Desgastada após anos de uso, a peça foi cortada e adaptada ao corpo da cliente, que a considera um curinga. Yan recomenda a todos a compra de um bom jeans. Versátil, pode compor looks para as mais diversas ocasiões. Camila Coutinho reforça: “Um short jeans serve para tudo. Uma t-shirt ou uma camisa de alfaiataria com tailleur mudam a proposta, assim como os sapatos, mas o jeans continua lá.”

2) VOLTE NO TEMPO

Camila e Yan, assim como inúmeros fashionistas, têm resgatado referências da moda dos anos 1960 e 1970 para o guarda-roupa atual. “Estou viciada nos anos 1970!”, brincou a blogueira. Naquela época, o blue jeans da marca Levi Strauss reinavam entre os jovens, mas com direito a tratamentos (aveludado, rasgado, manchado, com boca de sino…). Além das estampas florais e combinações exóticas, a década de 1970 pregava o estilo hippie-chic (uma maneira mais “relaxada” de se vestir, mas com elementos sofisticados na composição). Looks unissex também eram tendência, e foram mencionados por Yan e Camila como um dos trends da atualidade.

3) DIVERSIFIQUE O LOOK FORMAL

Vestir-se para ir ao trabalho requer um nível de bom senso superior ao necessário para a balada da sexta-feira. Mas os looks formais não precisam, necessariamente, ser monótonos. Segundo Yan, terninhos de várias cores ajudam a quebrar o visual monocromático e “alegram” a aparência de escritório. Um bom scarpin também faz a diferença. Segundo Yan - conhecido por aposentar as plataformas de Sabrina Sato - os sapatos dizem tudo sobre uma pessoa. Para Camila, o look formal pode ser mais descontraído com a ajuda de um bom corte de alfaiataria. “Um terninho com bom caimento pode transformar o look, com propostas mais curtinhas ou cortes e golas mais criativos”, sugeriu a blogueira.

4) ESCOLHA AS MAIORES

A tendência oversized, praticada nas passarelas de todo o mundo, está também na lista de “manias” do personal stylist. “Estou viciado em roupas de tamanho maior que o meu, acho que é influência do [rapper] Kanye West”, brincou Yan. Ele e Camila reforçam que, além de personalidade, esse tipo de roupa agrega conforto aos looks do dia a dia. Camisetas compridas, calcas largas, vestidos folgados de corte reto, blusões e casacos largos estão na lista de sugestões oversized.

5) TENHA UM ESTILO PRÓPRIO

Para a dupla, essa é a mais importante das dicas. “Não tenho vergonha de assumir que sou uma vítima do bem das tendências de moda”, disse Camila Coutinho, “mas equilibro com peças do meu guarda-roupa, com estilo próprio.” Para Yan, definir as peças que fazem com que você “se sinta bem” é fundamental. Requer uma auto-análise cuidadosa - de personalidade, atividade profissional, características físicas - e, principalmente, uma definição clara da imagem que você pretende passar. Ter um estilo próprio é saber compor um look com peças antenadas com a moda atual, mas sempre adaptadas ao seu corpo e personalidade. Estilo pode ser demonstrado por um batom, uma camiseta antiga com frase cômica, um jeans customizado ou mesmo um penteado que “denuncie” seu romantismo, sensualidade ou bom humor. 

6) ARRISQUE
Durante o bate papo, Yan Acioli falou sobre sua relação com a atriz e apresentadora Sabrina Sato, a mais conhecida entre as clientes atuais e considerada a principal responsável pela popularidade do stylist. Contou como se formou em publicidade, ainda em Brasília, e seguiu para São Paulo em busca do sonho de trabalhar com moda. Para ele, correr riscos é fundamental. Camila Coutinho, top blogger pernambucana, aconselhou o mesmo: “é preciso se arriscar e criar algo novo.” A dupla incentivou a plateia a deixar as inseguranças de lado e se reinventar: vestir roupas até então inusitadas, criar projetos autorais (sites, livros, exposições, peças…), fazer contato com pessoas ainda desconhecidas, mas influentes na sua área de interesse e, se preciso, até mudar de cidade.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.