• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Inovação Porto Digital abre chamada para incubação de novas empresas no Agreste

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/03/2015 10:44 Atualizado em:

O Porto Digital está à procura de novas ideias para desenvolver o potencial criativo da produção de moda, tecnologia e economia criativa no Agreste pernambucano e abriu, nesta terça-feira (24), chamada para incubação de novas empresas. A seleção é uma boa oportunidade para empreendedores e startups participarem do processo de interiorização do Porto Digital.

Segundo a direção do Porto Digital, os interessados têm até o dia 24 de abril para participar do processo seletivo que vai contemplar a primeira leva de empresas incubadas no Armazém da Criatividade de Caruaru. O local tem inauguração prevista para maio e as empresas selecionadas receberão uma série de benefícios e auxílios para se firmarem no mercado.  

Para saber mais detalhes da chamada pública dos processos seletivos, basta acessar o site do Armazém (www.armazemdacriatividade.org). A seleção visa contemplar projetos nas áreas de desenvolvimento de software, games e artefatos de animação, design de produto, design gráfico e moda, editorial de moda, compreendendo fotografia, audiovisual e publicação. Outros empreendimentos inovadores nas áreas de desenvolvimento de doftware e serviços de TIC e economia criativa que possam ser considerados relevantes na avaliação também poderão ser contemplados.

De acordo com o Porto Digital, as empresas selecionadas participarão do Programa de Incubação por 18 meses. Nesse período, o empreendimento será acompanhado quanto ao seu desenvolvimento e receberá mentoria de empreendedores mais experientes além de acesso a infraestrutura do Armazém da Criatividade com espaço dedicado para as empresas incubadas(estação de trabalho, telefonia e internet).

Também faz parte do processo de incubação o acesso à assessorias (coaching), consultorias e treinamentos relacionados a tecnologia, finanças, mercado, gestão e desenvolvimento pessoal, além de apoio na participação de eventos nacionais e internacionais, com o auxílio nas inscrições, passagens e diárias.

Uma novidade desta chamada é a forma de apresentação do projeto. Além de preencher o formulário eletrônico, os empreendedores devem produzir um vídeo de até três minutos em que devem apresentar detalhes do projeto, como a tecnologia utilizada, mercado a ser atingido, projeções e modelo de negócios.

“A ideia é avaliar a habilidade dos empreendedores na comunicação das suas ideias. Este é um elemento fundamental para as startupsna atração de clientes e investidores e que pode nos ajudar a escolher de forma mais simples os empreendimentos que irão para a etapa final de seleção, o Pitch Day no qual os times melhor avaliados terão a oportunidade de apresentar seus projetos para uma banca de avaliação”, explicou Marcos Oliveira, coordenador de incubação do Porto Digital.

Palestras

Os interessados em incubar suas empresas terão duas oportunidades de se informar e tirar as dúvidas sobre o processo seletivo. Nesta quarta-feira (25), no auditório do CAA do campus da UFPE de Caruaru, serão ministradas palestras nos turnos da manhã e da tarde com a participação de Marcos Oliveira. Na apresentação, Marcos orientará sobre os processos de inscrição e seleção e tirará dúvidas relacionadas ao preenchimento do formulário de submissão.

Armazém da Criatividade

O ambiente é uma estrutura de suporte à inovação e ao empreendedorismo que atua de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia com o objetivo de reforçar os potenciais criativos do Agreste pernambucano na área da moda. O espaço será composto por laboratórios e equipamentos de alta performance, que atendem a três núcleos funcionais: criação, com foco em design gráfico, de produto e de moda, modelagem 3D e desenvolvimento de games
e animação, além de prototipação, com foco em produção gráfica e de vestuário, digitalização e impressão 3D e editorial de moda, com a implementação de estúdios de fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual.

Serviço:

Palestras sobre a Incubadora do Armazém da Criatividade (Caruaru)
Inscrições: gratuitas para palestras até 24/03, pelo endereço www.armazemdacriatividade.org
Local: UFPE/CAA - Etapa 3 / Auditório 2
Palestra 1: 10h às 12h
Palestra 2: 14h às 16h

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.