Disney Ícone fashion: Mickey Mouse faz 90 anos sem sair de moda Em comemoração ao aniversário de 90 anos do personagem, celebrados neste ano, Mickey Mouse estampa coleções de destaque na temporada, se reafirmando como ícone fashion atemporal

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/12/2018 08:21 Atualizado em: 06/12/2018 11:05

Mickey Mouse protagonizou desfile da Água de Coco, marca licenciada pela Disney há seis anos. Fotos: Água de Coco/Divulgação
Mickey Mouse protagonizou desfile da Água de Coco, marca licenciada pela Disney há seis anos. Fotos: Água de Coco/Divulgação

A calça vermelha com dois botões, os sapatos amarelos e as luvas brancas: quem não reconhece o Mickey Mouse? Neste ano, quando o personagem completa 90 anos de história, sua consolidação como ícone fashion – e não somente cultural – se revigora em coleções temáticas brasileiras e internacionais. Criado por Walt Disney em 18 de novembro de 1928, Mickey estampa t-shirts, pijamas, meias, vestidos, biquínis, bonés.

No Instagram, reduto onde têm nascido ou prosperado as principais tendências de moda da atualidade, o camundongo com características humanas está por toda parte. Nas últimas semanas, a diretora internacional de moda da rede social, Eva Chen, foi flagrada usando moletom estampado pelo aniversariante do mês. As imagens viralizam. Dão força ao principal símbolo da The Walt Disney Company. Consolidam Mickey como figura popular no universo fashion, por onde transita na condição de ídolo atemporal.

As cores, símbolos e formas do personagem foram explorados pela Água de Coco em coleção comemorativa. Fotos: Água de Coco/Divulgação
As cores, símbolos e formas do personagem foram explorados pela Água de Coco em coleção comemorativa. Fotos: Água de Coco/Divulgação



“Criar coleções com a Disney é sempre adentrar em um universo único e mágico, o que faz com que cada criação seja especial”, explica Liana Thomaz, da Água de Coco. A marca brasileira de moda praia homenageou o Mickey no encerramento da última edição da São Paulo Fashion Week, cruzando as passarelas com coleção-cápsula que festeja as nove décadas de trajetória do personagem. Em meio a um casting diverso, Mickey e Minnie participaram do desfile, sendo a primeira vez que os personagens oficiais deixaram seu lugar de origem, nos Estados Unidos, para estrelar um desfile de moda.

“Nós somos licenciados da Disney há seis anos. Desde então, o universo deles está presente em nossas coleções e, por já termos essa história juntos, não poderíamos deixar de comemorar um marco tão importante. Uns anos atrás iniciamos a conversa para realizar essa homenagem. E fomos estruturando tudo para ser o sucesso que foi”, conta Liana.

Carisma, otimismo, diversão e nostalgia evocados pelo camundongo permearam a performance da Água de Coco, cujos ecos nas redes sociais impressionaram. As roupas lançaram mãos de shapes volumosos, apliques em mangas bufantes em formato de orelhas redondas, botões em referência ao figurino do personagem e efeitos 3D.

Nos bastidores, o apelo sentimental do protagonista da coleção, intitulada Mickey 90, foi apontado como decisivo para a repercussão. “As coleções da Disney são sempre um enorme sucesso! É um universo que encanta todas as idades. Quando começamos a fazer os produtos licenciados, trabalhávamos somente peças para adultos, justamente porque tínhamos a ideia de trazer esse universo lúdico para a vida dos adultos, buscando a criança que existe dentro de cada um de nós. Somente de três anos para cá é que passamos a criar também peças infantis”, lembra Liana Thomaz.

A Arezzo também celebrou as nove décadas do Mickey Mouse. Fotos: Arezzo/Divulgação
A Arezzo também celebrou as nove décadas do Mickey Mouse. Fotos: Arezzo/Divulgação


O selo de beachwear não é o único a celebrar a data. Marcas como Melissa, Vans, Arezzo, Pandora e Zaxy puseram nas araras, prateleiras e catálogos celebrações ao personagem e seu universo criativo, ativo há quase um século. A Marisa, destaque no segmento nacional de fast fashion, lançou coleção “jovem e irreverente”, dividida entre os públicos adulto e infantil.

Camisetas, vestidos e conjuntinhos estampados pelo casal Mickey e Minnie são as propostas para as crianças de 1 a 4 anos, enquanto aplicações em paetê e versões mais descontraídas do personagem enfeitam as peças para quem tem entre 2 e 10 anos – todas acompanhadas por cartelas de adesivo temáticas. Para os adultos, bafejadas por influência esportiva, as roupas retratam um amadurecimento do camundongo e sublinham o ano de sua criação, 1928. Destaque para os pijamas em algodão e para as camisetas, além de acessórios (copos, necessaires e almofadas de viagem) em homenagem ao principal símbolo da Disney.

Nas araras da Marisa, peças para diferentes estilos e idades festejam o camundongo. Fotos: Marisa/Divulgação
Nas araras da Marisa, peças para diferentes estilos e idades festejam o camundongo. Fotos: Marisa/Divulgação


Para os pés, Arezzo, Vans e Melissa protagonizam os lançamentos no Brasil. Intitulada Arezzo celebra Mickey, a coleção do selo de calçados é um convite às memórias de infância e a uma moda mais divertida, jovial. “Juntas celebramos os 90 anos de magia do personagem que ultrapassou gerações e se tornou símbolo atemporal de irreverência e estilo”, propõe a marca sobre os lançamentos. Rasteiras, flatforms e chinelos sugerem mais conforto, enquanto mochilas, pochetes e carteiras ganham bottons e lenços estampados com cores e padronagens relacionadas ao homenageado.

A Vans, cujas raízes californianas fazem ponte com a Disney, propõe honrar “a atitude otimista e a natureza amável do camundongo mais famoso do mundo” e reúne colaborações de quatro artistas - John Van Hamersveld, Mister Cartoon, Geoff McFetridge e Taka Hayashi – em quatro diferentes versões do personagem. A brasileira Melissa, por sua vez, aposta na nolstalgia em sua collab Melissa + Mickey, celebrando a transformação do cartoon em símbolo universal através de um sneaker, um chaveiro e uma bag com aplicações – todos com inspiração ancorada no street style. 

A brasileira Melissa integrou a lista de marcas que homenagearam o aniversariante Mickey Mouse. Fotos: Melissa/Divulgação
A brasileira Melissa integrou a lista de marcas que homenagearam o aniversariante Mickey Mouse. Fotos: Melissa/Divulgação


>> SAIBA MAIS
Em 1928, durante uma viagem de trem de Nova York até Los Angeles, conta-se que Walt Disney produziu os primeiros rascunhos do personagem. O aniversário de Mickey é comemorado na data de estreia de seu primeiro filme de cinema, O Vapor Willie, em 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre, na cidade de Nova York. Até meados da década de 1980, o aniversário do Mickey era comemorado em setembro.

A californiana Vans produziu quatro modelos colaborativos com referências ao Mickey. Fotos: Vans/Divulgação
A californiana Vans produziu quatro modelos colaborativos com referências ao Mickey. Fotos: Vans/Divulgação




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