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Pantone Ultra violet: anunciada pela Pantone, cor de 2018 simboliza equilíbrio e misticismo Determinada pela Pantone no fim do ano passado, a cor de 2018 tem raízes, ainda, no não conformismo, tendo sido encontrada no figurino de ícones do pop e rock ocidentais, como Prince e David Bowie

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/01/2018 08:26 Atualizado em: 03/01/2018 18:42

O Ultra Violet remete, segundo a Pantone, ao equilíbrio das coisas, ao misticismo e ao não conformismo. Foto: Pantone/Divulgação
O Ultra Violet remete, segundo a Pantone, ao equilíbrio das coisas, ao misticismo e ao não conformismo. Foto: Pantone/Divulgação


Como reza a tradição, a Pantone divulgou no mês passado a cor deste ano. E deu roxo! A cada dezembro, é anunciada a conclusão de uma série de pesquisas da empresa norte-americana, cuja cartela de cores é referência em toda a indústria gráfica, visando as tendências do ano seguinte. Para os próximos doze meses, o tom será o Ultra Violet (Pantone 18-3838) - um roxo associado aos mistérios do cosmos, ao sétimo chacra e ao equilíbrio das coisas -, resultado da perfeita combinação entre vermelho e azul. 

“A cor foi eleita por comunicar originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”, informou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. Ícones da música foram citados como inspiração para a escolha, como David Bowie, Prince e Jimi Hendrix, responsáveis por lançar mão de tons da família do Ultra Violet no universo pop ocidental. “Expressa em nuances e carregadas de emoção, a profunda Ultra Violet simboliza a experimentação e o não conformismo”, diz o site da Pantone.

Acessórios, maquiagem, calçados e roupas em tom Ultra Violet devem ganhar espaço em ruas e vitrines ao longo do ano. Fotos: Havaianas/Divulgação; MAC/Divulgação; Zattini/Divulgação
Acessórios, maquiagem, calçados e roupas em tom Ultra Violet devem ganhar espaço em ruas e vitrines ao longo do ano. Fotos: Havaianas/Divulgação; MAC/Divulgação; Zattini/Divulgação


Para Laurie Pressman, Vice Presidente do Pantone Color Institute, “a Cor do Ano Pantone tornou-se muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda; agora é realmente o resultado de uma reflexão e da identificação daquilo que está em falta no mundo atual.” Em 2017, a cor do ano havia sido o tom de verde Greenery, enquanto 2016 teve duas cores: Rose Quartz e Serenity.





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