Novidades Chef Biba Fernandes apresenta novidades nos cardápios dos restaurantes Chicama e Chiwake Além dos pratos novos chef também aposta em pimentas de produção própria

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 12/01/2016 14:02 Atualizado em: 12/01/2016 15:10

Um dos destaques do menu é o Tartare de atum nikkei, que vem acompanhado por chips de banana da terra. Fotos: Greg Rosa/Divulgacao
Um dos destaques do menu é o Tartare de atum nikkei, que vem acompanhado por chips de banana da terra. Fotos: Greg Rosa/Divulgacao

O ano de 2016 mal começou e a gastronomia pernambucana já está cheia de novidades picantes, se depender do chef Biba Fernandes, nome à frente das cozinhas do Chiwake e Chicama, restaurantes especializados na cozinha nikkei – que une técnicas e elementos peruanos e japoneses. Além dos pratos, o chef preparou uma surpresa para quem gosta de insumos frescos e de qualidade: serve pela primeira vez sua própria safra de Ají, pimenta peruana que chega às receitas após ser cultivada diretamente em solo pernambucano.

Com um ano de funcionamento recém-completado, o cardápio do Chicama foi o que mais ganhou alterações. São 14 novos pratos – entre sete entradas, seis principais e uma sobremesa. Delicados e saborosos, os antepastos representam a maioria dos pratos da culinária nikkei de Biba. O destaque fica por conta do Tartare de atum nikkei (peixe picado com cebolinho, mostarda dijon, ají amarillo, cebola roxa e um toque de limão, acompanhado por chips de banana da terra) e dos Uramakis nikkei de atum e camarão (o primeiro acompanhado de guacamole e salada de brotos e o segundo de ovas de massagô).


Nos principais, o Panchita (filé grelhado em salsa nikkei com arroz de açafrão da terra, castanhas e tempurá de brócolis) faz uma homenagem ao restaurante peruano homônimo ao prato, comandado pelo chef Gastón Acurio – que trabalha com carnes. Para quem prefere permanecer nos frutos do mar, o Arroz de mariscos (com camarões, lula, polvo e lagosta grelhados na manteiga de gengibre) é outra boa opção. Já a sobremesa fica por conta do Chocolate dos deuses (chocolate cremoso com pedaços de castanhas e chantilly de doce de leite), sendo novidade nas duas casas recifenses.

Chiwake
Para o restaurante da Zona Norte, que completou 8 anos em novembro, Biba preparou 12 pratos. Entre eles, seis são excluvidade da casa como, as entradas Tiradito de pescado em crema de ají amarillo, Salmão Nikkei (cubos de salmão selados em crosta de gergelim, sobre creme de wasabi e massa crocante, com legumes salteados em salsa nikkei) e a Parrila de pulpo (tentáculos de polvo grelhados na chapa sobre minibatatas, aspargos, brócolis e mix de cogumelos em salsa oriental).


SERVIÇO

CHICAMA
Onde: Avenida Conselheiro Aguiar, 2585, Boa Viagem.
Telefones: 3314-8150

CHIWAKE
Onde: Rua da Hora, 820, Espinheiro
Telefone: 3423-1529



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.