Especial Dia do Macarrão: Prato tradicional alemão o Spatzle é ensinado pela chef Taciana Teti Macarrão acompanha um Goulash, prato de carne bastante consumido no país europeu

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 28/10/2015 09:00 Atualizado em: 28/10/2015 10:24


Massa tradicional da Alemanhã é feita apenas com manteiga, ovos e trigo. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press.
Massa tradicional da Alemanhã é feita apenas com manteiga, ovos e trigo. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press.

Por ter enfrentado muitos períodos em que a fome foi o pior inimigo, a Alemanha apresenta uma culinária que não admite desperdícios. Muitos dos embutidos e enlatados acabaram feitos a partir dessa cultura de estocagem de alimentos, mas apesar disso, muitas são as variedades que se pode encontrar na comida alemã.

Uma delas é a massa caseira Spatzle, que leva apenas manteiga, ovos e trigo, e aqui é ensinada pela chef Taciana Teti, responsável pelo cardápio do Haus Bar (Galeria Joana D'Arc, no Pina) e pelas novidades do menu do Real Botequim (Casa Forte).

A pasta tradicional é geralmente feita com pedaços de macarrão que vão sendo jogados na água fervente e retirados à medida que ficam cozidos. Como a maioria dos pratos alemães, a receita aqui vem acompanhada de uma proteína - que no país germânico é geralmente carne vermelha. Chamada de Goulash, a refeição também ensinada por Taciana.

Foto: Bruna Monteiro DP/D.A Press
Foto: Bruna Monteiro DP/D.A Press
SPATZLE
(Por Taciana Teti):

Ingredientes:
30g de manteiga
3 ovos
1 colher de chá de sal
300g de trigo
1/2 xícara de água

Modo de preparo:
Em uma batedeira, bater todos os ingredientes até formar bolhas de ar. Com a ajuda de um ralador passar a massa e deixar cair em água fervente. Quando subir a massa deixar cozinhar por 3 minutos. Retirar. Dourar na manteiga e polvilhar. Servir com o Goulash.

GOULASH

Ingredientes:
800 gramas de coxão duro
40 ml de óleo de canola
800 gramas de cebola
30 gramas de manteiga
5 dentes de alho
Páprica doce ao gosto
40 gramas de extrato de tomate
Ervas seca como louro, alecrim, tomilho.
300 ml vinho tinto
Sal e pimenta do reino preta
Aproximadamente 1 1/2 litro de caldo de carne

Modo de preparo:
Cortar a cebola brunoise (cubos) e a carne em cubos maiores de 2 a 3 cm. Refogar primeiro a carne e a cebola com o óleo por alguns minutos. Adicionar a manteiga e continuar refogando. Em seguida acrescentar o alho e a páprica doce. Misturar e refogar por mais alguns minutos. Adicionar o extrato de tomate. Refogar novamente e juntar a carne.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.