Receita Aprenda a preparar e a reaproveitar o arroz de cada dia com as dicas do Gastrô Soltinho ou cremoso receitas ensinam a preparar o alimento sem complicação

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 17/09/2015 15:02 Atualizado em: 17/09/2015 15:02

Versátil, arroz pode ser reaproveitado nas refeições. Foto:Bernardo Dantas/DP/D.A Press
Versátil, arroz pode ser reaproveitado nas refeições. Foto:Bernardo Dantas/DP/D.A Press
 

Complemento quase fundamental no almoço brasileiro, junto com o feijão, o arroz aparece aqui em duas receitas fáceis que ensiam a preparar uma porção novinha e soltinha ou a reaproveitar as sobras do almoço. Confira:

Arroz
Serve 4 pessoas

Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de cebola picada
3 dentes de alho picados
2 xícaras de arroz cru
Sal a gosto
4 xícaras de água

Modo de preparo:
Coloque a água para esquentar. Quando a água estiver quase fervendo, em uma panela a parte, coloque o óleo e refogue a cebola cortada em brunoise (forma de cortar vegetais crus em pedacinhos pequenos e regulares) até murchar. Acrescente o alho, também em brunoise, e refogue mais um pouco. Acrescente o arroz e refogue um pouco mais. Adicione o sal e a água quente aos poucos para não correr risco de a água pular para fora da panela e causar queimaduras. Baixe o fogo e deixe a panela semitapada. Cozinhe o arroz por mais ou menos 15 minutos e tampe a panela após esse tempo. Para que o arroz não corra o risco de empapar não mexa após estar pronto, salvo se for servi-lo imediatamente. Solte-o com um garfo e leve-o à mesa.


Arroz cremoso de frutas
Serve 2 pessoas

Ingredientes

2 xícaras de arroz cozido
80g de uvas cortadas ao meio sem sementes
80g de manga em cubos
50g de nozes grosseiramente picadas
100g de creme de leite
100g de queijo parmesão ralado fino
Cebolinha finamente picada

Modo de preparo:

Esquente uma panela e misture todos os ingredientes. Caso queira o arroz mais cremoso, acerte, aos poucos, a quantidade de creme de leite e queijo parmesão. Sirva bem quente.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.