Receita Gastrô dá a dica de como preparar o alimento mais presente nas mesas brasileiras: o feijão Entre as receitas aprenda também a fazer um delicioso tutu

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 10/09/2015 14:49 Atualizado em: 10/09/2015 15:14

Alimento clássico da mesa dos brasileiros o feijão é fonte de diversos nutrientes. Foto:Vitoria Maciel/Esp. DP/D. A Press.
Alimento clássico da mesa dos brasileiros o feijão é fonte de diversos nutrientes. Foto:Vitoria Maciel/Esp. DP/D. A Press.

O feijão é um dos alimentos mais apreciados na mesa dos brasileiros. Ao lado do arroz forma um patrimônio nacional. O feijão, como ingrediente, é muito rico e variado; temos desde feijões frescos até os tradicionais, como o feijão-carioca ou o feijão-preto, comenta a personal chef Daniela Goulart.

Cozido na panela de pressão com um caldo encorpado, um feijão benfeito é irresistível. Além disso, o preparo é a base para outras receitas, igualmente deliciosas, como o tutu, feito com o feijão, farinha e couve, ou o caldinho, no qual o ingrediente é temperado e batido até virar um caldo grosso e homogêneo.

Daniela ressalta que vale a pena investir nos temperos. A salsinha e o coentro são ótimos para incrementar. Vale também apostar em carnes, como o charque, costelinhas, paio e calabresa, sugere a chef.

Esta semana a personal chef vai ensinar uma receita básica de qualquer cozinha brasileira. Ela mostra também variações, além de revelar alguns macetes.

RECEITAS

Feijão

Ingredientes:

1 xícara (chá) de feijão carioquinha ou preto cru
4 xícaras (chá) de água
1 folha de louro
1 colher (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
100g de linguicinha defumada
2 colheres (sopa) de cebola picada
Colorau e sal a gosto
Salsinha ou coentro picado (opcional)

Preparo:
Deixe o feijão de molho na água por 2 horas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Junte a água e o louro, a linguicinha defumada e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos após iniciar a pressão (o chiado da panela). Após, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Em uma frigideira média, coloque o óleo e leve ao fogo para aquecer. Frite o alho rapidamente até dourar. Em seguida, acrescente a cebola e refogue até ficar transparente, acrescente o colorau. Junte uma concha do caldo de feijão cozido na frigideira do tempero, mexa. Despeje esse refogado na panela de pressão, acrescente sal e deixe cozinhar, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até encorpar ligeiramente. Retire do fogo, polvilhe com salsinha ou coentro (opcional) e sirva.

Caldo de feijão

Ingredientes:
500g de feijão-preto novo escolhido e lavado
50g de manteiga de garrafa
50g de banha de porco
200g de linguiça defumada e escaldada
200g de toucinho defumado e escaldado
5 dentes de alho
1 cebola picada
3 tomates picados
1 pimentão picado
1 colher (sopa) rasa de colorau
40ml de vinagre
Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto
Molho de pimenta para servir à parte

Preparo:

Cozinhe o feijão em bastante água até ficar macio e ainda com caldo (junte mais água quente, se necessário). Doure na manteiga e na banha a linguiça e o bacon, e reserve. Na mesma panela refogue os vegetais e adicione os temperos. Junte ao feijão, ferva um pouco e processe no liquidificador, até ter um caldo encorpado e liso. Acrescente as carnes, o vinagre, o sal e a pimenta. Finalize com o cheiro-verde e sirva com o molho de pimenta à parte.

Tutu

Ingredientes:
100g de bacon em cubos
1 gomo de linguiça calabresa sem pele em cubos
1 dente de alho picado
1 cebola em tiras
2 xícaras (chá) de feijão cozido com caldo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
5 folhas de couve-manteiga em tiras finas
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
Torresminho frito

Preparo:
Refogue o bacon em uma panela grande, em fogo médio, até soltar a própria gordura. Acrescente a linguiça, o alho, a cebola e frite por 5 minutos, ou até dourar. Despeje o feijão com o caldo, sal, pimenta e cozinhe por 3 minutos. Acrescente a couve e mexa até murchar. Polvilhe a farinha misturando até obter a consistência desejada. Despeje em uma travessa e sirva acompanhado de torresminho frito.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.