Receitas Chefs ensinam receitas de pratos para levar e comer na praia Entre as opções estão o clássico galeto com farofa e até um bolo de banana

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 04/09/2015 19:17 Atualizado em: 04/09/2015 19:37

Feriado prolongado é ideal para quem quer aproveitar as praias do litoral pernambucano. Foto: Guilherme Verissimo/Esp DP/DA Press.
Feriado prolongado é ideal para quem quer aproveitar as praias do litoral pernambucano. Foto: Guilherme Verissimo/Esp DP/DA Press.

Sombra e água fresca do mar. Às vésperas do feriadão muita gente aproveita para ir à praia relaxar com a família ou amigos. Porém, tão importante quanto lembrar do protetor solar é saber o que levar para comer durante o passeio. Por isso, alguns chefs separaram dicas e receitas para quem pretende curtir o litoral pernambucano neste feriado prolongado.

Para começar a lista o clássico Galeto com farofa chega com uma nova roupagem nas dicas do Chef César Santos, que não dispensa a iguaria na hora de pegar uma praia com os amigos

Chef César Santos aposta em clássico Galeto com farofa. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press
Chef César Santos aposta em clássico Galeto com farofa. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press
Precisa de:
1 Galeto ou frango
Alho
Cebola
Folha de louro
Curry
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Mostarda
Pimenta do reino
Vinho Branco

Modo de Preparo:

Coloque o alho, a cebola, a folha de louro, o curry, o azeite, a mostarda, o sal, a pimenta do reino e vinho branco no liquidificador e bata tudo. Tempera o frango com a mistura e deixe descansando até o dia seguinte (pode fazer a noite). Coloque o frango para assar em uma travessa. Ele formará um molho, que vai ficar mais seco. Quando ficar pronto junte o molho do frango com mateiga, azeite e farinha numa frigideira para fazer a farofa.

 

Chef Pedro Godoy incica Guacamole de polvo para a folga prolongada. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Chef Pedro Godoy incica Guacamole de polvo para a folga prolongada. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Já o Chef Pedro Godoy prefere uma opção com frutos do mar, como um Guacamole de polvo, para comer com Doritos sem sabor:


Precisa de:
Polvo
2 Cebolas (branca e roxa)
Vinho tinto
Sal
Pimenta do reino e dedo de moça
Abacate
Coentro
Cebolinho
tomates
azeite
Amendoin
Doritos

Modo de preparo:
Cozinhe o polvo por 13 minutos na panela de pressão, com cebola, vinho tinto, sal, e pimenta do reino. Reserve, espere esfriar e corte. Em seguida faça uma pasta de abacate, usando um bem maduro e amassando com o garfo. Adicione tomates e cebola roxa picados, coentro e cebolinho, meia pimenta dedo de moça bem picada, amendoim torrado e picado, azeite, sal e pimenta do reino. Junte o polvo e sirva gelado com o Doritos.

Prato para toda família é indicação do Chef Robson Lustosa. Foto:Roberto Ramos/DP/D.A Press
Prato para toda família é indicação do Chef Robson Lustosa. Foto:Roberto Ramos/DP/D.A Press
Para quem gosta de frutos do mar, mas prefere algo que sirva tanto como refeição quanto como acompanhamento o Chef Robson Lustosa passa a receita do seu Bobó de caldeirada. A 'Boborada' pode vir como um almoço para quem vai viajar com a família.

Precisa de:
500 gramas de posta de dourado;
300 gramas de pernil de lagosta;
300 gramas de camarão seco;
250 gramas de mariscos sem concha;
250 gramas de ostras sem concha;
250 gramas de sururu sem concha;
200 gramas de carne de caranguejo;
2 cebolas roxas picadas;
6 dentes de alho picados;
4 tomates maduros cortados em cubos;
1 pimentão vermelho triturado (purê );
70 gramas de polpa de tomate;
1 pimentão verde cortado em cubos;
Pimenta de cheiro verde picada sem sementes a gosto;
Pimenta dedo de moça picada sem sementes a gosto;
Coentro e cebolinha picadas a gosto;
350 gramas de macaxeira cozida;
25 mL de azeite de oliva;
20 mL de azeite de dendê;
1,2 L de leite de coco;
Sumo de 3limãosTahiti;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
Tempere o peixe e demais frutos do mar com sal,pimenta e sumo do limão. Aqueça ambos os azeites em caldeirão, adicione o alho, seguido da cebola e refogue até que fiquem translúcidos. Acrescente as pimentas, o tomate e o pimentão e refogue até que estejam macios. Em seguida coloque a polpa de tomate e o purê de pimentão vermelho, as postas de peixe e os frutos do mar. Cubra com o leite de coco e complete com água fria. Deixe cozinhar em fogo brando até que os pescados estejam macios e o caldo saboroso. Então adicione as ervas picadas e acerte o sal. Coloque a macaxeira cozida no liquidificar e triture com parte do caldo de cozimento, até obter a pasta, por fim adicione essa pasta na Caldeirada e mexa bem.

Miau ensina a fazer uma sobremesa. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Miau ensina a fazer uma sobremesa. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
"Comida de praia para mim sempre terá gosto de comida simples e gostosa. No melhor estilo "farofeira", conta a Chef Miau Caldas, que ensina a fazer um "Mini sanduba de frango assado porção para uma família feliz":

Precisa de:
10 Mini pães francês
1 Galeto de padaria
Molho vinagrete
Azeite
Sal

Modo de preparo:
Abra os pães ao meio, regue com azeite e coloque uma pitada de sal no pão. Numa frigideira, toste levemente o pão. Tire a pele do galeto e fatie. Faça o molho vinagrete de sua preferência. Coloque as fatias de galeto no pão, o vinagrete por cima e feche o pão. Para finalizar embrulhe com papel alumínio.

Miau também indica uma sobremesa e passa a receita de um bolo de banana caramelada, para adoçar o dia de quem pretende passar todo o feriado no litoral.

Precisa de:
3 ovos
3 col de sopa de manteiga sem sal
1 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 col(rasa) de sopa de fermento
1 xícara de castanha de caju torrada sem sal picada grosseiramente

Cobertura:
1 xícara de açúcar
5 bananas maduras cortadas ao comprido

Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Bata os ovos com o açúcar e a manteiga e acrescente a farinha, o leite,o sal, o fermento e as castanhas. Misture bem. Delicadamente, incorpore as claras em neve na massa. Faça um caramelo, coloque no fundo da assadeira e forre com as fatias de banana. Despeje a massa do bolo. Leve ao forno médio, pré-aquecido, e asse por cerca de 30min. Desenforme e também embrulhe em papel alumínio.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.