São João Aprenda a fazer cuscuz de palmito O prato regional leva 30 minutos para ser feito ao fogo e de quatro a cinco minutos no micro-ondas

Publicado em: 24/06/2015 11:00 Atualizado em: 23/06/2015 11:53


Cuscuz de palmito é sugestão para fazer em casa neste são João. Foto: Castelo alimentos/ Divulgação
Cuscuz de palmito é sugestão para fazer em casa neste são João. Foto: Castelo alimentos/ Divulgação


A temporada de festas em comemoração ao São João continua até o próximo final de semana (28), quando é comemorada a véspera de São Pedro. O cuscuz não pode faltar, pois é um dos pratos de milho mais tradicionais que, inclusive, é consumido durante o ano todo. Para difereciar, siga o passo a passo da receita de um cuscuz de palmito.

Ingredientes

4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
1 peito de frango cozido e desfiado
3 colheres (sopa) de molho de alho
1 lata de milho verde
1 vidro de palmito picado
Meia xícara (chá) de molho de tomate
2 xícaras (chá) de água
Meia xícara (chá) de azeitonas picadas
Cebolinha e cheiro verde a gosto
2 xícaras (chá) de farinha de milho

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola. Junte o frango, o molho de alho, o milho, o palmito picado e, por último, o molho de tomate. Acrescente a água, tampe a panela e deixe ferver. Depois, coloque as azeitonas, o cheiro-verde, a cebolinha e a farinha de milho e mexa bem. Coloque a mistura em forma para pudim decorada a gosto. Tampe a forma e leve ao fogo em banho-maria por 30 minutos ou ao micro-ondas de quatro a cinco minutos em potência alta.

Variação: Substitua o frango por duas latas de filé de sardinha

Dica: Ao colocar a farinha tenha cuidado para que a mistura não fique muito seca ou muito úmida. Se necessário coloque mais ou menos farinha de milho.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.