Junho Seis receitas para fazer em casa neste São João Bolo de fubá com calda de quentão, Brigadeiro de canjica e até o peruano Pastel de Choclo estão entre as sugestões para as festividades juninas

Publicado em: 18/06/2015 14:12 Atualizado em: 18/06/2015 15:15

Assim como dezembro é bem representado pelo Natal, junho é marcado pelas festas juninas que ocorrem em todo o país. No Nordeste, por exemplo, onde o São João recebe, de fato, programações durante praticamente todo o mês, as comidas típicas e regionais se destacam ainda mais nesta época. Para uma mesa farta, tem gente que prefere encomendar a pamonha, a canjica, o pudim e o bolo de milho, que fazem parte do cardápio das receitas que não podem faltar no período. Também tem gente que não abre mão de cozinhar o milho e preparar os pratos em casa mesmo. Para isso, selecionamos algumas receitas. Confira!

Pastel de Choclo. Foto: Federico Bresani/ Divulgação
Pastel de Choclo. Foto: Federico Bresani/ Divulgação


Pastel de Cholo

Ingredientes

Massa:


- 12 espigas de milho verde
- meia xicara de chá de óleo
- 1 colher de sopa rasa de sal

Recheio 1:

- 800g de carne de porco cortada em cubos
- Alho e sal para o tempero

Recheio 2:


- 200g de carne de porco moida
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- Sal a gosto
- Meia xicara de uvas passas (deixar na água quente por 10 minutos)
- 10 azeitonas pretas
- 2 ovos cozidos

Modo de preparo

Massa:

Corte o milho e coloque aos poucos no liquidificador juntamente com o óleo, sal
Acrescentar água suficiente para bater. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. Deixar cozinhar, no fogo baixo, por 10 minutos, mexendo de vez enquando

Recheio 1:

Temperar os pedaços de carne de porco com alho e sal, a gosto, e levá-los para assar.

Recheio 2:

Dourar o alho e a cebola, acrescentar a carne de porco moida mexendo até que perca o vermelho da carne. Acrescentar o sal, as uvas passas e a azeitona. Não deixar a carne fritar e ressecar.

Montagem:


Em uma tigela preferencialmente de cerâmica, colocar primeiro uma camada do creme de milho e depois os recheios, colocando primeiro a carne moída. Depois ajeitar os cubos de carne de porco , por ultimo os ovos picados em rodelas. Para finalizar, cobrir com o restante do creme de milho. Antes de ir ao forno, salpicar açúcar cristal. Levar ao forno quente até dourar. Servir com salada de tomates com bastante cebola.

Brigadeiro de canjica: Foto: Sniff brigadeiros/ Divulgação
Brigadeiro de canjica: Foto: Sniff brigadeiros/ Divulgação


Brigadeiro de canjica


Ingredientes

- Duas latas de leite condensado
- Uma lata de milho
- Meia lata de creme de leite
- 1 colher de margarina

Modo de preparo

Bata o milho no liquidificador e depois coe com uma peneira. Misture todos os ingredientes e mexa em panela até o ponto de brigadeiro comum. Depois, você pode enrolar as ‘bolinhas’ ou despejar em um recipiente e comer como brigadeiro de colher.

Bolo de Fubá com Calda de Quentão. Foto: Fleischmann/ Divulgação
Bolo de Fubá com Calda de Quentão. Foto: Fleischmann/ Divulgação


Bolo de Fubá com Calda de Quentão

Ingredientes:

Para o bolo:
- 1 embalagem de Mistura Para Bolo de Fubá (450 g)
- 3 ovos
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 1 pote de iogurte natural (180 g)

Para a calda:


- 1 xícara (chá) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de gengibre fresco em cubinhos
- 1 pau de canela
- 2 cravos da Índia
- Suco de meio limão
- Raspas da casca de 1 limão
- Raspas da casca de 1 laranja

Preparo:


Faça o bolo: em uma batedeira, coloque o conteúdo da embalagem da mistura para bolo, os ovos, a margarina e o iogurte natural. Bata em velocidade média durante 7 minutos, ou até que a massa fique homogênea. Despeje-a em uma assadeira (25 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré-aquecido (180ºC) e asse por cerca de 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito na massa, este saia limpo e seco. Retire do forno e desenforme morno sobre uma grade.

Prepare a calda de quentão: em uma panela de fundo grosso coloque o açúcar, o gengibre, a canela e os cravos. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até caramelizar o açúcar. Retire a panela do fogo e despeje cuidadosamente 1 xícara (chá) de água (200 ml) e o suco de limão. Junte as raspas de limão e de laranja e volte a calda ao fogo, para derreter o caramelo. Deixe a calda ferver em fogo baixo por 5 minutos, até que fique em ponto de fio fino. Sirva a calda, quente ou fria, sobre o bolo de fubá.

Bolo Paçoca com Doce de Leite de Rapadura. Foto: Fleischmann/ Divulgação
Bolo Paçoca com Doce de Leite de Rapadura. Foto: Fleischmann/ Divulgação


Bolo de Paçoca com Doce de Leite de Rapadura

Ingredientes:

Bolo:


- 1 embalagem de Mistura para Bolo Paçoca
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de leite gelado (240 ml)
- 3 colheres (sopa) de margarina (60 g)

Doce de leite:

- 1 litro de leite integral
- 350 g de rapadura quebrada em pequenos pedaços
- 3/4 de xícara (chá) de açúcar cristal (150 g)
- 1 colher (chá) de café solúvel em pó
- 1 colher (café) de sal

Finalização:
- 150 g de xerém (castanha de caju moída)

Preparo:

Comece preparando o bolo:
Bata a mistura para bolo, os ovos, o leite e a margarina em uma batedeira em velocidade média por cerca de 5 minutos, ou até ficar homogêneo. Passe a massa para uma assadeira retangular (23 x 33 cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno (180 ºC) e asse por 40 minutos, ou até que, ao espetar um palito no centro da massa, este saia limpo e seco. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Enquanto isso, faça o doce de leite:

Em uma panela larga, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixíssimo. Assim que o leite reduzir pela metade, mexa constantemente até que fique com consistência cremosa, com ponto de brigadeiro. Passe o doce imediatamente para uma vasilha limpa e seca e deixe esfriar. É importante não mexer ou bater o doce que chegou à consistência desejada para que não cristalize.

Finalize o bolo:

Desenforme o bolo sobre uma tábua e, com a ajuda de uma faca de serra, divida-o ao meio no sentido do comprimento. Espalhe o doce de leite sobre uma das camadas de bolo e disponha sobre ele a outra metade. Cubra o bolo e leve à geladeira por 10 minutos para que o doce assente na massa. Despeje o xerém em um prato raso. Corte o bolo em quadrados de 5 x 5 cm e umedeça as laterais com água ou leite, utilizando as mãos ou um pincel culinário. Encoste as laterais de cada quadradinho no xerém para dar acabamento. Se preferir, espalhe um pouco de doce de leite na superfície também. Reserve em geladeira até o momento de servir.

Conceito: aproximar o produto da receita do Bolo Pé de Moleque típico de Pernambuco. A receita original deste bolo usa ingredientes como café, rapadura, um pouco de sal, amendoim e castanha-de-caju. Assim, o desenvolvimento da receita Casadinho Nordestino se inspira nesta receita, agregando estes ingredientes no recheio (doce de leite elaborado com rapadura com toque de café) e finalizado com xerém. A apresentação foi idealizada a partir das formas em que as "prendas" nas festas juninas são vendidas no território nacional.

Dicas:

- O doce de leite deve ser feito em uma panela larga para que a evaporação seja mais rápida, agilizando o preparo.
- Essa receita foi inspirada no Bolo Pé de Moleque típico de Pernambuco.
- Sirva-o como prenda em festas juninas.

Pamonha de Forno. Foto: Fleischmann/ Divulgação
Pamonha de Forno. Foto: Fleischmann/ Divulgação


Pamonha de Forno

Ingredientes:

- 4 espigas de milho
- 1 embalagem de Pudim de Leite (500 g)
- 1 xícara (chá) de leite (200 ml)
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 200 g de queijo meia cura cortado em cubinhos

Preparo:

Com o auxílio de uma faca, debulhe as espigas de milho, apoiando cada uma sobre uma tábua e passando a faca bem rente à espiga para retirar os grãos de milho. Em um liquidificador, despeje o conteúdo da embalagem de pudim de leite, o leite, os grãos de milho, a farinha de trigo e o fermento em pó. Bata durante 4 minutos, em velocidade alta, ou até obter uma mistura homogênea. Passe para uma tigela e, com o auxílio de uma colher, misture os cubinhos de queijo. Despeje em uma assadeira retangular (19 x 29 cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido (180ºC) para assar por cerca de uma hora e meia, ou até que, ao enfiar um palito no centro da massa, este saia limpo e úmido. Desenforme morno sobre o prato em que for servir e corte em quadrados de 4,5 cm.

Pudim de Tapioca. Foto: Fleischmann/ Divulgação
Pudim de Tapioca. Foto: Fleischmann/ Divulgação


Pudim de Tapioca

Ingredientes:


- Meia xícara (chá) de tapioca (90 g)
- Meio litro de leite de coco (500 ml)
- margarina para untar a forma
- açucar para polvilhar a forma
- 1 embalagem de Pudim de Leite (500 g)
- Meio litro de leite gelado (500 ml)

Preparo:

1. Comece hidratando a tapioca no leite de coco por 30 minutos.
2. Enquanto isso, unte bem a forma para pudim (22 cm de diâmetro x 8 cm de altura) com margarina e polvilhe com açúcar.
3. Prepare o pudim: despeje o conteúdo da embalagem para pudim no copo do liquidificador e adicione o leite e a tapioca hidratada. Bata por 2 minutos e despeje o pudim na forma untada.
4. Prepare um banho-maria com água quente, fazendo com que a água atinja a forma até a metade. Cubra com papel-alumínio, leve ao forno médio (180°C), previamente aquecido, e asse por uma hora e meia ou duas horas.
5. Desenforme depois de frio, virando a forma de uma só vez diretamente no prato em que for servir.

Dica:

Para saber se o pudim já está assado, introduza um palito na parte central da massa. Ele deve sair úmido e limpo.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.