Dia dos Namorados Quatro dicas para não errar na organização do jantar no Dia dos Namorados Decoradoras explicam como surpreender a pessoa amada com uma mesa "vestida" para dois

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 12/06/2015 16:28 Atualizado em: 12/06/2015 16:44

Enfeitar a mesa com flores de diferentes tipos é uma das sugestões da decoradora. Foto: Michelle Moll/Divulgação
Enfeitar a mesa com flores de diferentes tipos é uma das sugestões da decoradora. Foto: Michelle Moll/Divulgação
A data é propícia para um único convidado ocupar a mesa: a pessoa amada. As decoradoras Adriane Pacheco, Thais Galvão Senna e Maria Emilia Senna montaram um manual para surpreender a pessoa amada com uma mesa "vestida" para dois. Em quatro etapas, revelam segredos para serem postos em prática no Dia dos Namorados ou em qualquer outra data. Afinal, qualquer pretexto é válido para um caprichado jantar à meia-luz. Confira.

Passo a passo do romantismo

Crie o clima perfeito com a iluminação ideal
A iluminação faz toda a diferença na hora de criar o clima para um jantar. Como no Dia dos Namorados a ideia é preparar algo romântico e intimista, prefira a luz de velas, que, além de dar o tom certo para a noite, aquece o ambiente. Espalhe as velas pela mesa e teste a iluminação antes do jantar para ter certeza de que não está muito escuro. Se necessário, acrescente velas adicionais sobre um aparador ou mesa próximos e acenda um abajur ou outra fonte de luz indireta.

Não se esqueça de florir a mesa
Na Inglaterra Vitoriana, acreditava-se que as flores poderiam ser usadas para transmitir com toda graça e beleza as mensagens que simplesmente não podem ser traduzidas em palavras. E, nada mais romântico que dizer "eu te amo" com as mais lindas flores dispostas sobre uma bela mesa para um jantar a dois. Tons de vermelho e rosa são sempre os mais românticos. Rosas carmim, cravos cor de rosa e vermelhos, tulipas vermelhas, callas púrpura e orquídeas nesses tons, tradicionalmente, são ideais para simbolizar a paixão. A sugestão no Dia dos Namorados é preparar múltiplos arranjos, em pequenos vasinhos, cada um com um buque de um tipo de flor, e espalhá-los pela mesa, entre as velas.

Abuse dos complementos
Use aqueles jogos americanos bonitos, disponha os pratos sobre sousplats, não se esqueça das taças para a água, para o vinho e para o espumante. Se possível, use seus guardanapos de tecido. Prenda os guardanapos com porta-guardanapos. Você pode até mesmo fazê-los à mão com um raminho de alecrim, uma fita ou uma das flores que tiver usado nos arranjos. Se preferir, dobre o guardanapo e coloque um mimo para seu convidado especial ali. Lembre-se de que um dos elementos principais para uma mesa que agrada os olhos é a harmonia, então, procure combinar os tons dos arranjos com os da louça e aos dos demais complementos, assim como os estilos das peças: o que é romântico com outras peças igualmente românticas, o clean com clean e assim por diante.

Planeje todos os detalhes
Deixe tudo absolutamente preparado para que você não precise se ausentar constantemente da mesa de jantar. Para tanto, se optar por servir os pratos já montados, deixe-os preparados e aquecidos com antecedência. Se preferir servir em travessas, coloque-as dispostas sobre um aparador ou uma mesinha de apoio próximos à mesa de jantar, de maneira que vocês possam se servir sem interromper a conversa. O mesmo vale para as bebidas. Reserve um cantinho e mantenha água, sucos ou refrigerantes, espumante ou vinho sempre à mão.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.