Receita Aprenda a fazer arroz de cuxá com cereais e camarões Chef maranhense Márcia Latão ensina como preparar o prato nordestino

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 24/04/2015 14:20 Atualizado em: 27/04/2015 16:06

A chef Márcia Latão aposta no arroz de cuxá, que leva o cereal e camarões. Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press
A chef Márcia Latão aposta no arroz de cuxá, que leva o cereal e camarões. Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press
Quando o assunto é comida nordestina, logo se imaginam generosas fatias de carne de sol regadas com manteiga de garrafa. Porém, cada estado tem uma particularidade. No Maranhão por exemplo, o Arroz de cuxá é obrigatório. O prato é feito com arroz e camarões, e se diferencia pelo uso do cuxá, molho típico à base de camarão seco, pasta de gergelim torrado, vinagreira, pimenta de cheiro e coentro-do-Pará.

Segundo a chef maranhense Márcia Latão, o arroz de cuxá representa bem o caldeirão cultural que é a comida nordestina, pois recebe influências francesa, indígena, portuguesa, africana e árabe. Que tal aprender a receita com quem realmente entende?

Confira a receita do Arroz de cuxá

Ingredientes


1kg de arroz arbóreo
500g de camarão seco descascado
12 camarões grandes com casca para decorar
2 maços de vinagreira
2 pimentas de cheiro
1 e 1/2 xícara de azeite extra virgem
1 cebola grande
2 tomates médios
1 pimentão amarelo pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
1 maço de coentro
300g de gergelim torrado
2 xícaras de água quente
6 dentes de alho
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto

Modo de fazer (Arroz)

Em uma panela, coloque meia xícara de azeite, 02 dentes de alho amassado, acrescente o arroz e refogue bem, despeje dois litros de água fervida,deixe cozinhar. Reserve

Modo de fazer (Cuxá)

Lave bem o camarão e coloque de molho por uma hora pra retirar o sal. Em uma panela coloque uma xícara de azeite, refogue a cebola cortada em cubos pequenos e acrescente o alho amassado. Depois, refogue bem e, em seguida, coloque os pimentões cortados em cubos pequenos.

Sem a semente, deixe refogar bem e acrescente o camarão escorrido. Deixe refogar e, em seguida coloque a pasta da vinagreira e a pasta de gergelim e deixe cozinhar bem. É importante ficar sempre mexendo. Finalize com a pimenta de cheiro picadinha, uma pitada de pimenta-do-reino e coentro picado. Misture o arroz com o cuxá e acrescente o camarão grande com casca para enfeitar.

Modo de fazer (Vinagreira)

Separe as folhas do talo. Em uma panela ferva um litro de água. Nela, mergulhe as folhas e retire em seguida. Coloque em um escorredor de macarrão até escorrer toda água. Em uma tábua, bata bem formando uma pasta. Reserve.

Modo de fazer (Pasta de gergelim)

Torre o gergelim no liquidificador. Coloque duas xícaras de água quente, acrescente o gergelim torrado e bata bem até formar uma pasta consistente. Reserve.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.