Massa Já experimentou lasanha de jerimum? Confira receita e aprenda a fazer em casa Está pensando em fazer um almoço especial? Confira a dica

Por: Mirella Monteiro - Diarios Associados

Publicado em: 10/04/2015 15:25 Atualizado em: 13/04/2015 14:52

A lasanha de jerimum é uma ótima sugestão para quem gosta de inovar na cozinha e servir pratos diferenciados. Foto: Fortaleza/ Divulgação
A lasanha de jerimum é uma ótima sugestão para quem gosta de inovar na cozinha e servir pratos diferenciados. Foto: Fortaleza/ Divulgação
Já imaginou a tradicional massa de lasanha envolvida em várias camadas de jerimum e carne seca? A receita não é tão comum e nem facilmente encontradas nos restaurantes por aí. Então, que tal fazer em casa mesmo? Confira receita dos chefs da Estrela, marca de massas que atua nas regiões Norte e Nordeste e possui uma das maiores fábricas de biscoito do Brasil.

Ingredientes

1 embalagem de Lasanha Estrela
Meio kg de carne seca
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
Meio litro de molho de tomate
1 xícara (chá) de água
Pimenta dedo de moça a gosto
Salsinha a gosto
100 g de bacon
Meio kg de jerimum
3 gemas
1 lata de creme de leite
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
300g de muçarela em fatias
50 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
(Rendimento: 6 porções)


Comece colocando ½ kg de carne seca de molho por 1 noite para tirar o sal. Troque a água de vez em quando. Cozinhe em panela de pressão com água suficiente para cobri-la por 1 hora e 30 minutos. Retire a carne da panela e desfie.

Numa panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Junte a carne seca desfiada e deixe refogar. Acrescente ½ litro de molho de tomate, 1 xícara (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta dedo de moça, a salsinha, mexa delicadamente e reserve.

A seguir prepare o molho de jerimum. Frite 100g de bacon até soltar a gordura. Acrescente meio quilo de jerimum, tampe e deixe cozinhar, mexendo sempre até desmanchar e virar um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água para não secar a mistura.

À parte, bata bem as 3 gemas, 1 lata de creme de leite e ½ litro de leite. Retire o purê do fogo e acrescente a mistura de creme de leite, acerte o sal, tempere com a noz moscada e reserve.

Monte a Lasanha Fortaleza Express num refratário médio (35 x 22cm). Divida o molho de jerimum e o molho de carne seca em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de muçarela em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de jerimum, tiras de lasanha, molho de carne seca, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de jerimum, tiras de lasanha, molho de carne seca, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de jerimum, molho de carne seca e finalmente queijo parmesão ralado.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 25 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 5 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.