Chocolate Sobrou ovo de Páscoa? Saiba como aproveitar em receitas salgadas Já experimentou usar o chocolate como ingrediente em comidas salgadas? Então aproveita as sobras do domingo para testar

Por: Mirella Monteiro - Diarios Associados

Publicado em: 06/04/2015 15:45 Atualizado em: 06/04/2015 15:29

Chocolate também cai bem em receitas salgadas. Foto: Mariana Parini/ Divulgação
Chocolate também cai bem em receitas salgadas. Foto: Mariana Parini/ Divulgação

É quase impossível ganhar apenas um Ovo de Páscoa no domingo referente. Sem contar com as barras e caixas de chocolates trocadas entre amigos. Ao final das contas, é chocolate por todos os lados da geladeira. Melhor do que comer um pedacinho por dia, é aproveitá-los em receitas, não tão doces, e sentir novos sabores. Confira duas receitas pensadas pelo chef Douglas Vanderlay e a nutricionista Fabíola Souza.

Lascas de Bacalhau empanadas com molho picante de chocolate armago
(Para essa receita, você pode utilizar sobras do peixe ou de bacalhau)

Ingredientes:

100g de iscas de peixe ou 100g de lascas de bacalhau
Tempero à gosto

Para o molho de chocolate separe
50g de chocolate
2 colheres de creme de leite
6 colheres de azeite
1 colher de tabasco (molho de pimenta)
2 colheres de molho de soja
1 ovo batido

Modo de preparo:

Dissolva o chocolate com creme de leite por 30 segundos no micro-ondas. Uma vez derretido, acrescente o molho de soja, o tabasco e o azeite. Feito isso, mistura os ingredientes até que o creme fique liso, em forma de molho. Para deixar o peixe ou o bacalhau empanado, basta na farinha de trigo e depois no ovo batido duas vezes seguidas e, por último finalizar fritando no azeite. Em uma tijela o molho de chocolate picante à parte, ao lado das lascas de peixe ou de bacalhau empanado.

Chocolate Frito


Ingredientes:

De 100 a 200g de ovos de Páscoa
100g de farinha de trigo
100g de bolacha creme cracker moida
2 ovos batidos

Modo de Preparo:

Reserve toda a quantidade de chocolate a ser utilizada no congelador por dez minutos. Depois, passe os pedaços do ovo de Páscoa congelado na farinha de trigo e em, seguida, mele nos ovos batido. Repita essa operação três vezes consecutivas (para ficar bem crocante). Na última, mele os pedaços de chocolate na “farinha” da bolacha cream cracker e, sem seguida, frite-os. Eles podem ser servidos sozinhos, sendo polvilhados com acúçar refinado (de confeiteiro), ou como aperitivos ao lado de uma bola de sorvete.

Outra sugestão: O molho de chocolate picante pode servir para regar pipoca de micro-ondas pouvilhada com cacau em pó.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.