Evento Começa hoje a quarta edição da Expedição Fartura Gastronomia Projeto percorrerá cinco estados brasileiros e resultará em livro e filme

Publicado em: 06/03/2015 19:00 Atualizado em: 10/03/2015 12:17

Nos três últimos anos, a expedição percorreu mais de 17 estados brasileiros. Foto: Agência Tão/ Divulgação
Nos três últimos anos, a expedição percorreu mais de 17 estados brasileiros. Foto: Agência Tão/ Divulgação
Começa hoje (6), a quarta edição da Expedição Fartura Gastronomia, projeto realizado pelo Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que tem como objetivo juntar produtos, produtores, indústria gastronômica nacional, mercados e chefs, além de amantes de uma boa cozinha para levar conhecimentos da gastronomia brasileira por várias cidades.

O resultado final dará origem a livro e a documentário, ambos baseados em conhecimentos de todos os produtores visitados, além das receitas assinadas pelos chefs envolvidos no projeto. Este ano, a viagem seguirá por cinco estados, Tocantins, Pará, Piauí, Maranhão e Goiás, sendo este último o local de início.

A equipe que vai percorrer os estados é liderada por Rusty Marcellini, um dos nome à frente do projeto. Depois de Goiás, a expedição seguirá para Tocantins, onde ficará de 14 a 18/03, e depois para o Pará, ficando de 19 a 26/03. O chef Carlos Kristensen - eleito chef do ano em 2009, 2010, 2011 e 2013 pela Veja Porto Alegre – acompanhará parte da viagem em Goiânia, uma das cidades no roteiro.

Durante o percurso os participantes também irão visitar produtores de ingredientes típicos e acompanharão receitas produzidas por chefs locais.

Em Tocantins é a vez do chef Rodrigo Oliveira - eleito personalidade do ano em 2013 e em 2014 pelo Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, e chef do ano em 2014 pela Veja Comer & Beber São Paulo, comandar, junto à equipe, as produções do estado e de Palmas, capital do estado.

Só em maio, a expedição passará pelo Piauí e no Maranhão, estado que marca o fim do projeto este ano. Todo o conhecimento adquirido e material produzido durantes os meses, serão apresentados em eventos por quatro cidades brasileiras: Belo Horizonte, Tiradentes (Minas Gerais), Porto Alegre e Fortaleza. Desde o início do projeto, há três anos, a expedição percorreu mais de 17 estados brasileiros, o que totaliza cerca de 48 mil quilômetros.

Confira roteiro da Expedição Gastronomia 2015


6 a 14 de março: Goiás (Goiânia, em Goiás, além de Pirenópolis e Mara Rosa)
GOIANA 7, 8 e 9 de março - chef convidado: CARLOS KRISTENSEN
14 a 18 de março: Tocantins (Palmas e arredores)
PALMAS 14, 15, 16 e 17 de março - chef convidado: RODRIGO OLIVEIRA
19 a 26 de março: Pará (Belém e Ilha de Marajó)
BELÉM 21, 22, 23, 24, 25 e 26 de março - chef convidado: LIA QUINDERÉ

Informações no site: www.farturagastronomia.com.br/

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.