Alimentação Oficina de Alimentação Viva será ministrada pela primeira vez no Recife Depois de reunir experiências através de estudos no Rio de Janeiro, chef pernambucana Vânia Carvalho traz dicas e ensina formas para quem pretende mudar hábitos alimentares

Por: Mirella Monteiro - Diarios Associados

Publicado em: 23/02/2015 20:00 Atualizado em: 23/02/2015 18:12

Alimentação saudável e mudança de hábitos são os principais temas a serem tratados na oficina. Foto: Victor Fontes/ Divulgação
Alimentação saudável e mudança de hábitos são os principais temas a serem tratados na oficina. Foto: Victor Fontes/ Divulgação
A chef pernambucana Vânia Carvalho ministra, pela primeira vez no Recife, a Oficina de Alimentação Viva. O objeto é levar para as pessoas interessadas em mudar seus hábitos alimentares, receitas inovadores feitas exclusivamente com ingredientes crus e tirados da terra. O principal objetivo da oficina, de acordo com a chef, é ensinar como é feito o famoso suco da luz do sol, com sementes germinadas, cuja função principal é o combate ao câncer.

“Vamos detalhar a melhor maneira de preparar o suco. Já adianto que, entre as principais regras, o ideal é que a pessoa doente faça o próprio suco. As mãos da pessoa ajudam o corpo a entender quais os nutrientes que o organismo dela está precisando para se recuperar ou, até mesmo, para se nutrir de forma eficaz. E isso realmente funciona”, defende Vânia.

Todas as experiências da chef foram adquiridas quando decidiu sair de Pernambuco para estudar, com mais profundidade, o assunto no Rio de Janeiro. Lá, ela recebe orientações da professora e designer do alimento vivo, Ana Branco, que desenvolveu as técnicas depois de criar receitas para ajudar na cura da irmã, que teve câncer no pâncreas.

“Depois de desenvolver e comprovar técnicas através dos meus estudos, trago a oficina a Pernambuco. Meu foco é mostrar que as pessoas podem se alimentar de maneira saudável e de forma simples”, detalha a chef, que já ministrou palestra e oficina em Porto de Galinhas, no litoral sul.

Ela afirma, ainda, que a forma como os alimentos são escolhidos e distribuídos no prato influencia no modo como são absorvidos pelo corpo. “Para que o organismo absorva de forma correta o que estamos comendo, é necessário que haja um encantamento. Independentemente do que estamos comendo, é imprescindível que tenha sabor e beleza. E tudo isso será detalhado durante a oficina", conclui Vânia.

Confira programação para os dois dias:
Chef Vânia Carvalho vai ensinar com fazer suco para previnir doenças. Foto: Taiane Brito/ Divulgação
Chef Vânia Carvalho vai ensinar com fazer suco para previnir doenças. Foto: Taiane Brito/ Divulgação

Sábado (28/02)

09h – Germinação de sementes
09h30 – Suco da Luz do sol
10h30 – Preparação do alimento vivo
12h – Desenho com o alimento
14h – Degustação de doces vivos
14h30 – Encerramento
15h – Filme La belle Verte

Domingo (1º de março)

14h – Pão dos essênios
15h – Pizza viva
16h – Tortas e doces vivos
17h30 – Agradecimentos e compostagem
18h – Apresentação de fotos
18h30 - Encerramento

Serviço:

Oficina de alimentação viva

Onde:
Espaço Rosa dos Ventos – Rua Augusto Rodrigues, 371, Torreão
Quando:
Sábado (28/02), das 9h às 15h. Domingo (1º de março), das 14h às 18h30
Informações:
(81) 3037-2594 ou (81) 9737-1441 (Vânia Carvalho)
Valor:
R$ 120



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.