Lançamento Edições Tapioca lança novo livro com receitas inéditas "Festas em família com o Cake Boss" apresenta cerca de 100 receitas inéditas feitas pelo confeiteiro Buddy Valastro

Publicado em: 23/02/2015 19:00 Atualizado em: 24/02/2015 19:07

Foto: Semifredo de chocolate com molho de framboesa está entre as receitas do livro. Foto: Gleise Hanna/Divulgação
Foto: Semifredo de chocolate com molho de framboesa está entre as receitas do livro. Foto: Gleise Hanna/Divulgação
Festas em família com o Cake Boss é o mais novo lançamento da Edições Tapioca no Brasil. No livro, o fenômeno mundial Buddy Valastro divulga cerca de 100 receitas inéditas, que vão de entradas a sobremesas, para os fãs de boa comida.

Enquanto o programa televisivo The cake show, da TV Record, não vai ao ar, o confeiteiro popular Buddy, do reality show culinário Cake boss, lança o livro, que custa R$ 94,90, onde apresenta várias de suas preferidas receitas, além de cardápio completo.

Entre as receitas encontradas no exemplar, estão as Minipizzas fechadas de Salame, geralmente preparadas em aniversários de crianças e a Salada de Frutos do Mar Marinados. De sobremesa, a sugestão vai desde de Torta de abóbora com folhas de outono, para o dia de ação de Graças, a Bolo de Coração - com musse de chocolate decorado com raspas de chocolate, ótimo para o dia dos namorados.

Além disso tudo, há receitas de bolos, nas mais diversas formas. Entre eles, o Bolo de cesta de Páscoa e cobertura de feijões de geleia real e doces de chocolate; e o Bolo de presente de Natal - em ouro fondant - "embrulhado" para presente.

Confira receitas:

Risoni com presunto, ervilha e queijo de cabra
(Rendimento: 4 a 6 pessoas)

- Risoni é uma massa de trigo em formato de arroz

Ingredientes:


- 1 xícara de risoni seco
- 1 xícara de ervilhas descongeladas (veja observação)
- 120 g de queijo de cabra fresco macio, esmigalhado
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

- suco de 1 limão siciliano grande (3 a 4 colheres de sopa)
- 150 g de presunto cru (cerca de 2/3 de xícara), retirado o excesso de gordura e fatiado em aproximadamente 0,5 cm de espessura
- Sal
- 1/3 xícara de hortelã picada (sem apertar)

Modo de preparo

1. Ferva bastante água com sal em uma panela grande. Acrescente o risoni e cozinhe até que fique al dente, por cerca de 8 minutos. Coloque as ervilhas no escorredor de

macarrão e reserve.

2. Quando o risoni estiver cozido, use um copo medidor refratário para reservar cerca de ¼ de xícara da água do cozimento. Em seguida, escorra o risoni sobre as ervilhas (dessa
forma, as ervilhas cozinharão rapidamente).

3. Imediatamente, transfira a massa e as ervilhas para uma tigela refratária. Acrescente o queijo de cabra e mexa, esmagando-o gentilmente para ajudar a incorporá -lo ao risoni
quente. Adicione o azeite de oliva, o suco de imão -siciliano e um pouco da água reservada do cozimento para ajudar o queijo a emulsificar e adquirir a consistência de molho

(comece com uma colher de sopa da água e vá adicionando-a aos poucos, conforme for necessário). Junte o presunto e a hortelã.

4. Coloque a massa em uma tigela para servir enquanto está quente.

Ervilhas congeladas: Geralmente, eu não uso vegetais congelados, mas as ervilhas são uma exceção. Quando as ervilhas frescas são colhidas, o açúcar delas se transforma quase imediatamente m amido. As ervilhas congeladas, por sua vez, ainda mantêm essa doçura e são, por isso, uma opção melhor. Além disso, é horrível ter de ficar tirando as ervilhas frescas das vagens, então eu uso as congeladas o ano todo.

Semifredo de chocolate com molho de framboesa

(Rendimento: 6 porções)

Ingredientes:

- Óleo vegetal para untar
- 150 g de chocolate amargo, grosseiramente picado
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- Sal
- 2 claras
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 280 g de framboesas congeladas, descongeladas

Modo de preparo

1. Unte uma forma de bolo inglês e forre-a com um pedaço grande de filme plástico ou de papel -manteiga, deixando sobrar uns 7 centímetros de papel em cada lado. Reserve. Derreta o chocolate em uma tigela refratária sobre uma panela com água ervendo (sem deixar que a tigela encoste na água) ou em uma panela para banho-maria, em fogo bem baixo e mexendo constantemente. Acrescente o extrato de baunilha e uma pitada de sal; reserve.

2. Misture em uma tigela limpa as claras com 1/2 xícara de açúcar e coloque -a sobre uma panela com água fervendo ou em uma panela para banho -maria, em fogo muito baixo. Retire a tigela do fogo para evitar que as claras cozinhem e volte sempre que necessário. Quando o açúcar estiver bem incorporado, bata essa mistura na batedeira em velocidade média -alta, até formar picos firmes, por cerca de 10 minutos. Reserve.

3. Limpe os batedores da batedeira com um papel toalha. Bata o creme de leite, longe do fogo, por cerca de 3 minutos, até formar picos moles.

4. Incorpore delicadamente o chocolate derretido às claras. Em seguida, acrescente o creme de leite batido. Mexa e despeje a mistura em uma forma previamente
preparada, alisando a superfície com uma espátula. Cubra com as pontas do plástico que sobraram e deixe no congelador por pelo menos 8 horas.

5. Enquanto isso, prepare a calda. Reserve cerca de 1/3 de xícara de framboesas. Coloque o restante das framboesas e a ½ xícara restante de açúcar em um processador e bata até ficar cremoso. Passe por uma peneira fina, pressionando com o fundo de uma concha para extrair o máximo de líquido possível. Descarte o que ficou na peneira e reserve o
líquido. (A calda pode ser feita com até dois dias de antecedência e guardada na geladeira, em um pote hermeticamente fechado)

6. Retire o semifreddo da geladeira e aguarde alguns minutos, para facilitar a remoção da forma. Para retirar, basta virar a forma sobre um prato e retirar o plástico. Se estiver difícil de desenformar, mergulhe fundo da forma em água quente para ajudar a soltar. Corte o semifredo em seis fatias e coloque cada uma em um prato. Cubra com a calda de framboesas e decore com as framboesas reservadas.

A Salada de antipasti pode ser preparada com ingredientes que você tiver a mão. Foto: Gleise Hanna/Divulgação
A Salada de antipasti pode ser preparada com ingredientes que você tiver a mão. Foto: Gleise Hanna/Divulgação


Salada de Antipasti
(4 a 6 pessoas)

Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 3 xícaras (sem apertar) de folhas verdes para salada, como espinafre baby ou rúcula
- Sal
- Pimenta-do-reino moída na hora

- ½ xícara de cogumelos em conserva, escorridos
- 170 g de pimentões assados, escorridos e cortados
- ½ xícara de azeitonas em conserva, de preferência sem caroço
- 230 g de muçarela fresca, cortada em fatias finas
- 120 g de salame, cortado em fatias finas

Modo de preparo

1. Coloque o vinagre em uma tigela grande. Acrescente o azeite e misture bem, começando com algumas gotas e aumentando o fluxo aos poucos até chegar a um fio contínuo. Bata para que a mistura emulsifique. Junte as folhas verdes, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture delicadamente.

2. Transfira as folhas temperadas para o prato onde vai servir a salada. Adicione os cogumelos, os pimentões, as azeitonas, a muçarela e o salame, fazendo pequenas pilhas sobre as folhas (sem misturar). Sirva.

Obs.: O que significa? Muitas pessoas pensam que “antipasti” significa “antes da pasta” (massa), mas, na verdade, quer dizer “antes da refeição”.


 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.