Zona Norte Restaurante peruano comemora primeiro aniversário O menu do evento será preparado pelos chefs Roxana Bressani e Claudio Kovacic

Publicado em: 03/02/2015 20:30 Atualizado em: 04/02/2015 16:17

Chef Roxana Bressani prepara o menu com o amigo e chef Claudio Kovacic. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Chef Roxana Bressani prepara o menu com o amigo e chef Claudio Kovacic. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

O restaurante Siwichi Cebicheria Peruana festeja, no próximo domingo (8), a partir das 19h, o seu primeiro aniversário. Os chefs Roxana Bressani e Claudio Kovacic se uniram para compor um menu que será servido para os 56 convidados em sete etapas. A proposta da casa é desenvolver receitas peruanas ancestrais e ingredientes incomuns trazidos especialmente do Peru. Para participar do evento e conhecer um pouco da gastronomia do país, é necessário fazer a reserva com antecedência. O jantar custa R$ 185.

A peruana e chefe de cozinha do Siwichi Cebicheria Peruana, Roxana Bresani, teve a ideia de convidar o chef Claudio Kovacic para compartilhar a alegria de comemorar o primeiro ano do surgimento da casa. “A nossa amizade com o Patron Cuisinier foi desenhada pelo destino há dois séculos, quando Jacobo Bresha saiu da Croácia para o Perú, dando origem à família Bresani. E, então, a vinda de meu pai com minha mãe para o Recife permitiu preservar na nossa casa as tradições culinárias peruanas do litoral, da serra e dos Andes”, comenta. “E o encontro com Claudio permitiu essa história entre Peru, Brasil e Croácia com suas marcantes delícias”, completa a chef.

A comemoração gastronômica terá como Piqueo (primeira entrada) Estrelas de Yuca - tradicionais massinhas fritas de yuca, feitas com uma mistura de queijo seco, gergelim, macaxeira e nata, cobertas com uma crosta crocante de mandioca e escoltadas por três salsas: pebre de rocoto (picante), creme de huancaína (raízes leves), e farofa de biscoitos. Como Entrante (segunda entrada) os chefs sugerem o Causa Limeña - uma preparação da batata como um suflê frio. Estes sabores são escoltados com um creme de azeitonas roxas de Azapa e finalizados com um camarão empanado na farinha de panko e grãos de quinoa.

A terceira entrada será um Cebiche de Receita Clássica – feita de cubinhos de peixe marinados no limão, ají de rocoto e coentro. Eles são enriquecidos com cebola roxa "amortiguada" em flor de sal, camote, milho verde e tenras folhas de alface. Ainda é regado com "cancha", o milho torrado dos Andes.

A sugestão de Roxana e Claudio que será servida como Fondo (primeiro prato quente) é o Papelote de Peixe - uma construção de forno com filé de Dourado elaborado à Moda Chifa (cozinha chinesa-peruana). Como Segundo (segundo prato quente), a proposta é a Carapulcra - prato particular e exclusivo da culinária peruana, nunca apresentado anteriormente no Recife, feito com papas secas. Neste prato, os convidados poderão escolher entre um refogado de músculo de boi (macio, suculento e temperado), ou uma costela assada de porco desossada (crocante, adocicada e picante).

O Postre (sobremesa) do menu especial, sugeridos pelos chefs, será o Suspiro Limeño, uma sobremesa fria, estruturada por três camadas de sabor, onde a primeira é um creme ao Pisco; no meio, doce de papaia verde e fechando no topo merengue de vinho de igreja dourado e carameloso. E para finalizar, o que os peruanos chamam de Sobre Mesa: um café espresso "alla Peruana" ou um "Chá de Coca", acompanhado do tradicional bolo de aniversário “Pionono” - um rocambole de pão de ló, recheado com doce de leite e hidratado com frutas tropicais.

SERVIÇO:

Jantar de Cumpleaños Siwichi Cebicheria Peruana
Onde: Rua do Cupim 53, Graças - Recife – Pernambuco
Quando: 8 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
Preço: R$ 185 por pessoa
Telefone para reservas: 3204-9921 (56 vagas)



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.