Janeiro Confira receitas práticas e lights para preparar nas férias Fondue gelado, cheesecake e banana com crocante de maçã com poucas calorias

Publicado em: 14/01/2015 09:40 Atualizado em: 14/01/2015 18:04

Já experimentou fondue gelado? O Gastrô separou essa e outras receitas de sobremesas ideais para testar nas férias. Além de saborosos, os doces têm poucas calorias e usam ingredientes lights. Confira:

Fondue de chocolate fica pronto em 12 minutos. Foto: Tal e Qual/Divulgação
Fondue de chocolate fica pronto em 12 minutos. Foto: Tal e Qual/Divulgação

Fondue Gelado de Chocolate
Ingredientes

3 bananas prata (210 g)
4 barras de chocolate ao leite diet (100g)
6 colheres (sopa) de creme de leite (78 ml)
2 barras de chocolate branco diet (50 g)

Modo de Preparo
Descasque as bananas e corte-as em três pedaços iguais, espete um palito em cada uma dessas partes e enrole-as em filme plástico. Leve as bananas espetadas ao congelador, até que congelem. Rale o chocolate ao leite no ralador fino e, em uma tigela, misture o creme de leite e o chocolate. Leve ao microondas, mexendo de 30 em 30 segundos, até obter uma mistura homogênea. Faça lascas finas do chocolate branco e sirva as bananas e o creme de chocolate separados. Na hora de comer, mergulhe as bananas no creme de chocolate e passe nas lascas de chocolate branco.

Rendimento:
9 porções
Tempo de preparo: 12 minutos
Variações: Substitua as lascas de chocolate branco por castanhas de caju trituradas.

A base do cheesecake é de biscoito diet. Foto: Tal e Qual/Divulgação
A base do cheesecake é de biscoito diet. Foto: Tal e Qual/Divulgação

Cheesecake Romeu e Julieta
Ingredientes

Base

100 g de biscoito de maisena diet
3 colheres (sopa) de margarina light (32 g)

Recheio

½ embalagem de ricota (200 g)
2 ovos (120 g)
5 colheres (sopa) de adoçante (26 g)
raspas da casca de meia laranja
1 lata de creme de leite light (395 g), sem o soro

Goiabada
2 goiabas vermelhas e bem maduras (290 g)
3 colheres (sopa) de adoçante (6 g)

Modo de Preparo
Comece pela base da torta: em um processador, triture o biscoito até formar uma farofa. Adicione a margarina e, com as mãos, amasse até dar liga, formando uma massa homogênea. Aperte a massa sobre uma forma de fundo removível (16 cm de diâmetro), cobrindo-o de maneira uniforme. Leve à geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira e pré-asse a massa em forno pré-aquecido (180 °C) por cerca de 5 minutos, ou até que fique levemente crocante.
Enquanto isso, faça o recheio: amasse a ricota com um garfo e passe-a pela peneira, para que fique bem fininha. Junte o restante dos ingredientes e misture até obter um creme homogêneo. Espalhe-o sobre a base na forma e asse em forno pré-aquecido (180 °C) por cerca de 35 minutos, ou até que, ao espetar um palito no centro da massa, ele saia limpo. Retire do forno, espere amornar e desenforme.
Goiabada: bata no liquidificador as goiabas descascadas e picadas com 1 xícara (chá) de água (200 ml) e o adoçante. Peneire a mistura e passe-a para uma panela. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos, ou até que se forme uma goiabada bem cremosa. Deixe esfriar.
Na hora de servir o cheesecake, cubra com a goiabada cremosa. Você também pode deixá-lo sem a cobertura e espalhar a goiabada sobre cada fatia já no prato.

Rendimento:
10 porções (90 g cada)
Tempo de preparo: 25 minutos
Dica: Caso não encontre o biscoito de maisena, substitua-o por outro biscoito diet sem recheio.

O creme crocante é distribuído em copinhos. Foto: Tal e Qual/Divulgação
O creme crocante é distribuído em copinhos. Foto: Tal e Qual/Divulgação

Copinhos de Banana com Crocante de Maça e Amêndoas
Ingredientes

Creme

1 ¼ xícara (chá) de leite (250 ml)
1 embalagem de pó de pudim pronto sabor Caramelo (30 g)

Crocante
1 maçã Fuji (260 g)
½ xícara (chá) de amêndoas picadas (42 g)
1 xícara (chá) de aveia (60 g)
3 colheres (sopa) de adoçante (6 g)
½ colher (chá) de canela em pó (2,5 g)

Montagem

1 banana prata (112 g)

Modo de Preparo
Comece pelo creme: em uma panela pequena, junte o leite e o conteúdo da embalagem do pudim. Mexa bem e leve ao fogo médio. Cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até que fique bem encorpado. Disponha em copinhos e leve à geladeira por cerca de 1 hora.
Enquanto o pudim gela, faça o crocante: corte a maçã ao meio, retire as sementes e fatie cada metade em lâminas bem finas. Misture-as com os outros ingredientes e disponha em uma assadeira grande, espalhando bem. Leve ao forno baixo, pré-aquecido (150 ºC), por 50 minutos, abrindo algumas vezes para mexer o crocante e tostar os ingredientes de todos os lados. Asse até que a maçã fique quebradiça, e os outros ingredientes, levemente crocantes. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Minutos antes de servir, faça a montagem: descasque e corte a banana em pedacinhos e a distribua nos copinhos, formando uma camada sobre o creme. Espalhe o crocante por cima e sirva em seguida.

Rendimento:
6 copinhos (110 g cada)
Tempo de preparo: 15 minutos
Dica: Esse crocante pode ser armazenado em pote hermético por até dois dias. Use-o polvilhado sobre iogurtes, cremes, sorvetes e frutas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.