Receita Chef Rebeca Tscheidel dá dicas de como preparar tradicionais quitutes A chef resgatou as receitas da bisavó e, há seis meses, trabalha por conta própria com biscoitos

Publicado em: 09/01/2015 11:43 Atualizado em: 09/01/2015 18:11

Rebeca Tscheidel resgatou receitas familiares e incluiu opções mais contemporâneas. Foto: Bruno Peres/CB/D. A Press
Rebeca Tscheidel resgatou receitas familiares e incluiu opções mais contemporâneas. Foto: Bruno Peres/CB/D. A Press

No interior do Brasil, é comum encontrar, ainda hoje, as quituteiras e biscoiteiras, encarregadas de amassar, moldar e assar delícias que figuram na mesa de café da manhã ou do lanche da tarde. Rebeca Tscheidel resgatou as receitas da bisavó e, há seis meses, vem trabalha por conta própria com os biscoitos Vóia, marca que criou para formalizar as encomendas.

"Participei de uma feira com uma amiga que faz cupcakes e foi um sucesso. Todo mundo gosta de um biscoitinho para acompanhar o café, recebo muitos pedidos de escritórios", conta. Atualmente São nove sabores, como os clássicos biscoito de queijo, quebrador de coco e aveia, e também versões mais moderninhas, como o biscoito de pão de mel coberto com chocolate e o de limão siciliano.

Para se fazer a receita digna da bisa, Rebeca adverte que a escolha da matéria-prima é fundamental. "Uma boa farinha e uma manteiga de qualidade, fazem a diferença no resultado", conta.

O formato também é muito importante para a textura final. A forma de palito do biscoito de queijo, por exemplo, não é por acaso: "a massa acaba assando melhor e o biscoito fica mais crocante." Por último, depois de assados, os quitutes devem ser bem armazenados, em potes herméticos, para evitar a umidade. "Quanto mais bem guardados estiverem, mais vão durar", explica a quituteira.

Os biscoitinhos podem ser servidos no lanche. Foto: Bruno Peres/CB/D. A Press
Os biscoitinhos podem ser servidos no lanche. Foto: Bruno Peres/CB/D. A Press

Confira as receitas:

Palitinho de queijo
Ingredientes

1kg de polvilho doce
400ml de leite
250ml de óleo
500g de queijo curado ralado
½ colher (chá) de fermento
5 ovos grandes
Sal

Modo de preparo
Coloque todo o polvilho em uma bacia, despeje o leite morno e misture com as mãos. Acrescente o óleo e misture. Junte o queijo e o sal e, por último, coloque os ovos. Sove até desgrudar da mão. Abra a massa com um rolo até aproximadamente 2cm, corte-a em tiras e marque a superfície com um garfo. Pré-aqueça o forno a 180°C e asse por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

Quebrador de Coco

Ingredientes

1kg de polvilho doce
200ml de óleo
100g de coco ralado
400g de açúcar
5 ovos
½ colher (chá) de sal
½ colher (sobremesa) de fermento

Modo de preparo
Bata os ovos e o açúcar até obter uma consistência cremosa. Acrescente o óleo e misture com uma colher. Junte o coco e misture. Acrescente metade do polvilho, o sal e o fermento e misture. Acrescente, aos poucos, o restante do polvilho até que a massa se solte da mão. O que sobrou, use para untar uma superfície lisa, faça pequenas bolinhas. Unte a forma com óleo. Pré-aqueça o forno a 180°C e asse de 5 a 10 minutos.

Bolacha de nozes com castanha-do-Pará

Ingredientes

750g de farinha de trigo
150g de nozes
150g de castanha-do-Pará
500g de manteiga
8g de essência de baunilha
8g de sal
250g de açúcar
2 ovos

Modo de preparo

Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e esbranquiçado. Acrescente os ovos e bata. Adicione a baunilha e o sal e misture. Acrescente a farinha, aos poucos, até dar o ponto. Processe a castanha e a noz e misture com as mãos. Unte uma superfície lisa, abra a massa (aproximadamente 2ml), corte no formato que desejar. Unte a forma. Pré-aqueça o forno a 180°C e asse até dourar.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.