Calor Receitas de drinques prometem deixar o verão mais refrescante Além de saboroso, as bebidas ainda ajudam a hidratar

Publicado em: 07/01/2015 09:22 Atualizado em: 07/01/2015 17:42

As bebidas podem ainda serem feitas para receber os amigos. Foto: Carvalheira/Divulgação
As bebidas podem ainda serem feitas para receber os amigos. Foto: Carvalheira/Divulgação

Uma ótima pedida para o verão são os drinques. Alcoólicos ou não, as bebidas geladinhas e refrescantes ajudam a melhorar a sensação de calor desta época do ano e ainda são boas para a hidratação. Aproveitando as férias, o Gastrô separou duas receitas, elaboradas pelo Chiwake e pela Carvalheira, para servir aos amigos na praia ou até para consumir sozinho.

O drinque da Carvalheira leva caldo de cana. Foto: Carvalheira/Divulgação
O drinque da Carvalheira leva caldo de cana. Foto: Carvalheira/Divulgação

Cana Caiana
Por Carvalheira

Ingredientes

1 (45ml) dose de cachaça
1/2 imão
150ml de caldo de cana
40ml de suco de abacaxi concentrado
Cana para decorar

Modo de preparo
Em um copo de 300ml, coloque 1 dose de cachaça, esprema ½ limão, adicione 150 ml de caldo de cana e 40ml de suco de abacaxi concentrado. Em seguida, coloque gelo até cobrir o copo e para decorar invista em um pedacinho de cana.

Pisco Sour
Chiwake - Biba Fernandes

Ingredientes

57 ml de pisco
28 ml de pisco macerado com casca de limão
28 ml de sumo de limão
28 ml de xarope de açúcar
1 clara de ovo
5 a 8 cubos de gelo (caso prepare no liquidificador, use a quantidade mínima de gelo)
Molho de pimenta
Canela

O Pisco Sour custa R$ 14 no Chiwake. Foto: 4Comunicação/Divulgação
O Pisco Sour custa R$ 14 no Chiwake. Foto: 4Comunicação/Divulgação

Modo de preparo
Coloque o pisco, o limão, o xarope de açúcar, a clara e o gelo em uma coqueteleira. Agite por 10 a 25 segundos, até formar espuma. Peneire sobre o copo e, em seguida, adicione de duas a três gotas de molho de pimenta e uma pitada de canela sobre a espuma. Para dar um efeito mais refinado, antes de servir, basta crustar (decorar) a borda da taça com limão e açúcar. Para isso, pegue um limão e faça dois pequenos cortes, em forma de meia-lua, e retire um pequeno gomo da fruta. Pegue o limão devidamente cortado e passe levemente sobre a borda de sua taça, umedecendo-a, mas sem exagero para que não escorra o suco do limão por todo o copo. Coloque o açúcar em um prato, e gire a borda externa da taça sobre ele e, ao mesmo tempo, vá puxando-a delicadamente para trás. Desse modo, o açúcar gruda apenas do lado de fora da borda.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.