Sobremesa Aprenda duas receitas geladas para fazer com a criançada no verão Sorvete e picolé são práticos e fáceis de preparar

Publicado em: 06/01/2015 08:55 Atualizado em: 06/01/2015 13:32

O picolé pode ser guardado em forma de gelo ou em copos descartáveis. Foto: Concept/Divulgação
O picolé pode ser guardado em forma de gelo ou em copos descartáveis. Foto: Concept/Divulgação

Janeiro é o mês do verão, praia e também de criançada de férias em casa. Uma boa dica para entreter a turminha é preparar receitas simples e práticas que são fáceis de fazer e as crianças podem ajudar sem medo e ainda se divertir. O Gastrô separou duas sobremesas para os pequenos prepararem nos dias de folga que, de quebra, são deliciosas.

Picolé de frutas
Rendimento:
12 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de freezer: 4 horas

Ingredientes

1 maçã média cortada em cubos pequenos
1 banana pequena cortada em cubos pequenos
2 colheres de sopa de groselha
1 xícara de chá de suco de soja sabor morango
12 palitos de madeira para picolé

Modo de preparo
Em uma tigela, misture a maçã e a banana com a groselha e o suco sabor morango. Coloque em uma forma para gelo e espete um palito de madeira no centro de cada cubo. Leve ao freezer por 4 horas ou até ficar firme. Retire com cuidado da forma e sirva em seguida.

Variação
Substituição das frutas por morangos ou abacaxi picado e da groselha por xarope de morango.

Dica
Se preferir, coloque a mistura em copos descartáveis pequenos (50 ml) ao invés de preparar na forma de gelo. Assim, o sorvete ficará maior.
Você também pode preparar uma bebida refrescante: faça o sorvete com antecedência e deixe-o no freezer. Coloque os cubos do sorvete em copos altos e complete o restante com suco sabor morango. Reserve por 3 minutos e sirva em seguida.

O sorvete de morango fica por três horas no freezer. Foto: Concept/Divulgação
O sorvete de morango fica por três horas no freezer. Foto: Concept/Divulgação

Sorvete de Morango
Rendimento:
4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Tempo de freezer: 3 horas

Ingredientes

1/2 xícara de chá de mistura à base de amido de milho para o preparo de mingau sabor morango
2 xícaras de chá de leite
5 colheres de sopa de açúcar
3 claras de ovo

Modo de Preparo

Em uma panela, dissolva a mistura à base de amido de milho sabor morango no leite. Junte 2 colheres de sopa de açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Reserve até esfriar. Em uma panela, misture as claras e o açúcar restante. Coloque em banho-maria, com água fervente, mexendo sempre, por 5 minutos ou até a mistura ficar morna e o açúcar derreter. Coloque a mistura na batedeira e bata por 5 minutos ou até obter ponto de merengue firme. Misture ao creme reservado, mexendo delicadamente. Coloque em um refratário médio (31 x 19 cm) e leve ao freezer por 3 horas ou até ficar firme. Retire do freezer, volte para batedeira em velocidade baixa e bata até ficar cremoso. Volte ao refratário e ao freezer, conserve no freezer até a hora de servir.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.