Natal Como aproveitar as sobras do panetone para preparar deliciosas receitas A chef Hellida Kelsch dá as dicas: além de cartola ou charlote, o pão natalino pode ser transformado em crouton para salada ou virar uma farofa

Por: Vitória Maciel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/12/2014 09:44 Atualizado em:

A cartola pode ser ainda servida com queijo do reino. Foto: Bernardo Dantas/DP/D. A Press
A cartola pode ser ainda servida com queijo do reino. Foto: Bernardo Dantas/DP/D. A Press

Nada mais natural que sobrar comida depois de grandes reuniões familiares neste fim de ano. Um dos queridinhos da ceia, o panetone permanece na mesa antes, durante e depois das festas. Mas o que fazer com o que sobrou dele?

“Acho que o ideal é colocar um pouco no forno. Uns 10 minutos a 180 graus é o suficiente para já ficar crocante e aí ele pode substituir os croutons em uma salada ou ser a base de uma brusqueta”, explica a chef Hellida Kelsch que aproveitou para preparar duas receitas com o panetone. “Outra dica é deixar bem crocante para servir com alguma pasta ou geleia ou ainda colocar junto com uma farofa, que ainda pode aproveitar para servir com o que sobrar com o peru”, completou.

Para o Gastrô, Hellida sugere uma cartola com banana caramelizada, pedaços de panetone e servida com sorvete, que pode ser de canela ou creme, e ainda pode acrescentar o queijo do reino. A outra opção é uma charlote, onde no lugar do biscoito champanhe é utilizado o panetone. “É preciso cortar o pão em cubinhos e servi-lo com sorvete, pêssego em caldas e geleia de frutas”.

A Charlote leva pêssego, sorvete, panetone e geleia de frutas vermelhas. Foto: Bernardo Dantas/DP/D. A Press
A Charlote leva pêssego, sorvete, panetone e geleia de frutas vermelhas. Foto: Bernardo Dantas/DP/D. A Press

Charlote

Ingredientes

3 bandas de pêssegos em calda
Sorvete de creme
Geleia de frutas vermelhas
Panetone

Modo de preparo
Corte o panetone em cubinhos e leve ao forno 180 graus por 10 minutos. Em uma taça, vá intercalando camadas do sorvete, o pêssego e o panetone. A geleia é só para melar a taça.

Cartola

Ingredientes

Banana
Sorvete
Panetone
Queijo do reino
Manteiga
Açúcar e canela

Modo de Preparo

Corte o panetone mais ou menos do tamanho das bananas e leve ao forno a 180 graus por 10 minutos. Corte a banana na metade e em uma panela coloque açúcar, canela e vá melando a banana até dourar. Quando acabar, acrescente manteiga. Coloque a banana caramelizada embaixo, o panetone por cima e uma bola de sorvete de sua preferência para finalizar. É possível acrescentar queijo do reino entre a banana e o panetone.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.