Natal Confira receita de risoto que pode ser destaque na ceia No menu, risoto de abacaxi com cubos de tender caramelados e pistache

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 23/12/2014 09:00 Atualizado em:

Flávio Leste indica risoto de abacaxi com tender e pistache: aromas natalinos . Foto: Daniel Ferreira/CB/D. A Press
Flávio Leste indica risoto de abacaxi com tender e pistache: aromas natalinos . Foto: Daniel Ferreira/CB/D. A Press
As noites de Natal na casa do chef Flávio Leste sempre foram bem diferentes das convencionais. Desde os 11 anos, ele é o braço direito da mãe e também chef, Suzana Leste, no preparo de ceias sob encomenda, no antigo bufê da família. Por isso, no jantar particular, optavam por preparos rápidos, dispensando assados e receitas longas.

"Tem que ter um prato que não seja excessivamente doce nem tenha frutas cristalizadas, pelo amor de Deus", brinca Flávio, que divide o comando das caçarolas do Villa Tevere com a mãe. Este ano, a dupla sugere o risoto de abacaxi com cubos de tender caramelados e pistache (R$ 53).

Segundo ele, essa é uma boa pedida também para os almoços pós-ceia. "Elaborei essa receita pensando em transformar a sobra de tender, peru, porco ou outra proteína em um subproduto de qualidade espetacular. Não há demérito nenhum em reaproveitar essas carnes. Aliás, a reutilização é comum na Itália e em países que passaram por guerras", justifica Flávio.

Confira dicas do chef Flávio Leste
Fique atento ao cozimento do grão: o do arroz arbóreo (próprio para risoto) leva em torno de 16 minutos. "Existem variações, mas é sempre bom ter esse número como um norte. Um risoto nunca demora 30 minutos para ficar pronto", ensina o chef.

"O risoto é um prato presencial. Estar sempre mexendo é um diferencial", recomenda.

Receita
Risoto de abacaxi com tender e pistaches
Serve 6 pessoas

Ingredientes
600g de arroz arbóreo
2 cebolas picadas
1 colher de sopa de alho picado
Azeite extra-virgem ou manteiga com sal
3 cálices de vinho branco seco
1 cálice de amareto
500g de tender cortado em cubinhos
1 copo americano de suco de laranja
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 abacaxi cortado em cubinhos
1 colher de sopa de cream cheese
150g de pistaches
150g de bacon tostado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Brodo (caldo de galinha) a gosto

Modo de fazer
Coloque em um tabuleiros cubinhos de tender, o suco de laranja e um cálice de vinho. Cubra com papel alumínio e leve ao forno 180 graus por 40 minutos. Reserve. Leve os pistaches ao forno por 10 minutos em uma pequena assadeira. Salpique com sal. Reserve. Refogue a cebola e o alho em caçarola com azeite e manteiga. Adicione o arroz arbóreo. Em seguida adicione os dois cálices de vinho branco. Abaixe o fogo e vá adicionando aos poucos o brodo fervente (caldo de galinha natural ou, se artificial, produto de boa qualidade). Mexa sempre. Em panela separada coloque um pouco de manteiga, o abacaxi e o açúcar mascavo e refogue até ficar caramelizado (10 minutos). Flambe com o amareto. Adicione o tender e o caldo do tabuleiro. Reserve. Passada a metade do cozimento do arroz (por volta de 10/12 minutos) adicione o tender e o abacaxi e continue mexendo (adicionando o caldo se ainda necessário). Teste o sal e ajuste ao seu paladar com sal e pimenta-do-reino. Quando o risoto estiver no ponto e cremosidade desejados (al dente e com creme mole, tendendo ao líquido), desligue o fogo, adicione o cream cheese e misture. Monte os pratos ou travessa, salpique os pistaches tostados e decore com flores e alecrim. Bacon em fatias, que vai ao forno ou em microondas com papel toalha, ao ficar crocante, esfarele quebrando em pedaços pequenos até formar uma farofa e coloque por cima do risoto, para finalizar. Sirva imediatamente.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.