Receita Chef ensina o equilíbrio entre ingredientes para o preparo de um bom chutney Renata Mandelli comenta sobre o molho que pode acompanhar pratos clássicos, como peru e chester

Por: CorreioWeb

Publicado em: 25/11/2014 12:36 Atualizado em:

Renata Mandelli: o equilíbrio entre ingredientes é fundamental para um bom chutney. Foto: Gilberto Alves/CB/D.A Press
Renata Mandelli: o equilíbrio entre ingredientes é fundamental para um bom chutney. Foto: Gilberto Alves/CB/D.A Press
A união entre frutas e especiarias tornou-se marca registrada da gastronomia indiana. Difundido no mundo pelos antigos colonizadores ingleses, o chutney pode ser a estrela das refeições quando combinado com carnes brancas e vermelhas, sendo destacado durante as mesas fartas de fim de ano. Pratos clássicos, como peru e chester, formam a dupla perfeita com o molho de fama internacional.

"O equilíbrio entre os ingredientes é um dos segredos para preparar um bom chutney", diz a chef Renata Mandelli, que se dedica ao preparo do molho. Segundo a especialista, o maior erro cometido por quem prepara a receita é exagerar em algum ingrediente, o que "apaga" outros tantos sabores da combinação agridoce.

Também é preciso estar atento ao ponto certo de tirá-lo do fogo - não pode estar nem líquido nem muito espesso. A seleção de frutas frescas e especiarias de qualidade é outro fator fundamental para um bom chutney.

Você sabia?
O chutney surgiu da necessidade de conservar frutas por mais tempo. A utilização do vinagre na receita original garante a durabilidade.

Receita

Chutney de manga (Rendimento: três potes de 200g)

Ingredientes
2 mangas palmer picadas
1/2 cebola roxa picada
2 dentes de alho amassados
1/4 de colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (chá) de cravo em pó
1/4 de xícara de passas
1 punhado de castanhas de caju
1/4 de xícara de açúcar mascavo
Sal a gosto
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1 xícara de água
1 colher (sopa) de azeite

Modo de fazer
Descasque as mangas e corte-as em fatias, no sentido do comprimento, em tiras ou em cubos de 1cm. Reserve. Descasque e amasse o alho e pique a cebola-roxa em pequenos pedaços. Refogue a cebola e o alho no azeite, junte o cravo, a canela e a páprica. Acrescente a manga e refogue bem, mexendo sempre, por aproximadamente cinco minutos. Junte a água, o vinagre e as passas. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos, mexendo sempre. Acrescente as castanhas, salgue a gosto e adoce com açúcar mascavo. Deixe apurar por mais cinco minutos, desligue o fogo e deixe esfriar. Transfira para potes de vidro esterilizados e conserve na geladeira por até três semanas.

Chutney de banana verde (Rendimento: três potes de 200g)

Ingredientes
4 xícaras de bananas verdes passadas pelo espremedor ou processador
1 xícara de passas sem semente
1/2 xícara de cebola picadinha
1/4 xícara de gengibre ralado
1 xícara de aceto balsâmico
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 sementes de cardamomo
1 pedaço de canela em pau
8 cravos da índia
1/2 colher (chá) de noz-moscada
2 colheres (sopa) de pimenta-da-Jamaica
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (chá) de sal

Modo de fazer

Em uma panela antiaderente, leve todos os ingredientes (exceto a banana) para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, até que se obtenha um molho bem aromático. Acrescente a polpa de banana e, sem parar de misturar, deixe apurar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Transfira para potes de vidro esterilizados e conserve na geladeira por até três semanas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.