Festival Roda de Boteco: festival mostra diversidade de perfis dos bares e botecos da cidade Festival vai até dia 22 de novembro em diversos bares e botecos com petiscos a R$ 21,90. Confira a lista de participantes

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/10/2014 18:38 Atualizado em: 30/10/2014 16:29


A cultura de boteco é o hábito de sentar à mesa rodeado de amigos para tomar aquela cerveja gelada, comer bem e barato, ser bem atendido e desfrutar de um ambiente agradável em clima de descontração. É o que se propõe a incentivar o festival Roda de Boteco, que chega a sua 10ª edição, até o dia 22 de novembro, nos bares e botecos da Região Metropolitana do Recife. Além disso, o intuito é contruibuir para a cultura popular, dando espaço para os cantinhos que já existem na cidade e desvendando novos lugares.

São 36 estabelecimentos participantes nesta edição, no Recife, Olinda, e Jaboatão dos Guararapes. Os concorrentes receberam o desafio de  elaborar um prato para comer com a mão ou com palito, em valor estipulado de R,90. É permitido abusar da criatividade e dos ingredientes.

Nas casas, cada cliente vai poder votar e atribuir uma nota em quatro quesitos avaliados no concurso. São eles: sabor do tira-gosto, atendimento do garçom, temperatura da bebida e higiene. A organização espera mobilizar 100 mil pessoas em mais de um mês de duração do Roda de Boteco. 

O encerramento do Roda de Boteco será no dia 30 de novembro, com o Botecão, montado na Praça do Arsenal. Em evento aberto ao público, cada bar vai participar da feira gastronômica servindo os petiscos que concorram ao festival e serão anunciados os vencedores.

Clique e confira lista dos bares e botecos participantes do festival


A partir do número de participantes, 19 bares e 17 botecos, consegue-se ter uma ideia da diversidade entre os perfis de casas, públicos e tipos de pratos servidos.  O Gastrô foi convidado para um “Botecotour” e provou quatro diferentes petiscos que estão concorrendo ao troféu. Veja como foi a experiência:

Cia do Chopp

Pastéis de cassoulet - Cia do Chopp (Foto: Roda de Boteco/Divulgação)
Pastéis de cassoulet - Cia do Chopp

O bar localizado em Boa Viagem elegeu o Pastéis de cassoulet - 30 anos. A receita é uma adaptação portuguesa do cassoulet francês, pois inclui chouriço português e paio, ao porco, cordeiro e feijão branco guizados. O pastel é crocante e acompanha uma geleia de pimenta para dar o toque de sabor. Antes do tira-gosto, foi servido a abrideira - caldinho proveniente do preparo do cassoulet. “Para não descartar o caldo decidimos servi-lo como aperitivo”, conta o proprietário, Toni Sousa. Ele escolheu cassoulet pois é o prato que mais gosta de cozinhar em reuniões de família e almoços de domingo. A receita foi herança da avó portuguesa, Dulce. “A bossa do botequim é exatamente essa. Poder criar pratos e relacioná-los com a história da casa. Isso conquista a curiosidade do cliente”, afirma.

Serviço
Cia do Chopp
Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, 2775, Boa Viagem.
Horários: Segunda a quarta-feira, das 17h às 0h, sexta a sábado das 10h às 2h30 e domingo das 10h às 0h
Informações: 3465-9066

PetisCar Bar e Lava-jato

Purgatório das delícias - PetisCar Bar e Lava Jato (Foto: Roda de Boteco/Divulgação)
Purgatório das delícias - PetisCar Bar e Lava Jato

O Petiscar estreia na disputa com o tira-gosto Purgatório das delícias - são oito tulipas de frango recheadas com batata-doce, provolone e catupiry, guarnecidas com redução de mel de engenho com cachaça e geleia de pimenta. O petisco é servido em castiçais, com apresentação pomposa. O sabor comprova o sucesso da combinação. O Petiscar tem ambientação caprichada, que usa elementos de decoração na temática de carros, além do nome criativo que tudo tem a ver com o clima. A casa completou dois anos em funcionamento e convive ao lado de um lava-jato. O cardápio do bar oferce caldinhos, empadinhas, macaxeira frita com linguiça e porções de codorna. Ainda inclui picanha suína com abacaxi picante, carta de vinhos e mais de dez tipos de cervejas. A ideia de transformar o local veio de Ana Paula Carvalho, sócia do estabelecimento junto com Claudio Chaves e Rubens Junior. “Tiramos essa estigma do ambiente de lava-jato oferecendo serviços mais requintados”, conta o proprietário, Claudio Chaves.

Serviço
PetisCar
Endereço: Avenida Fernando Simões Barbosa, s/n, Boa Viagem.
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 14h às 0h, sábado 10h às 22h
Informações: 8698-2609

Manos Bar

Sushi de Feijoada - Manos Bar (Foto: Roda de Boteco/Divulgação)
Sushi de Feijoada - Manos Bar

Com cinco anos de experiência e depois de passar por duas reformas, o Manos Bar quer mostrar sua cara nova, conquistar os clientes, além de divulgar o cardápio regional da casa e sua cerveja estupidamente gelada. Para competir no Roda de Boteco a diretoria do bar junto com o chef Mário Félix desenvolveram o Sushi de Feijoada, para comer de hashi, embora não sirva comida japonesa no local. O prato une a tradicional receita da culinária brasileira com a iguaria oriental queridinha do momento. O tira-gosto nada mais é do que a releitura do bolinho de feijoada. São sete peças generosas, com camada crocante e recheada com os ingredientes da feijoada, bacon, charque e feijão preto. O petisco é guarnecido por um molho picante de queijo - cream cheese, pimenta dedo de moça e bacon.

Serviço
Manos restaurante e bar
Endereço: Rua Dom José Lopes, 392, Boa Viagem.
Horário: Segunda a Quarta-feira, das 11h à 1h, Quinta a Sábado de 11h às 3h, Domingo das 11h às 0h.
Informações: 332766-09

PubTeco

Pingado du Caffè - PubTeco (Foto: Roda de Boteco/Divulgação)
Pingado du Caffè - PubTeco

O tira-gosto criado pelo proprietário, cozinheiro, garçom da casa Elio Caffè foi o Pingado du Caffè. São oito bolinhos de camarão com queijo cremoso e especiarias orientais empanados e guarnecidos com molho de café levemente apimentado. O estabelecimento está estreando no circuito gastronômico. Elio abriu a casa há pouco mais de um ano para funcionar como uma cafeteria chamada Caffé con Panna. Pela necessidade do entorno foi se transformando em bar. Hoje, o carro-chefe do cardápio, além de caldinhos para acompanhar a cerveja gelada, são os minipastéis - porção com seis unidades e oito sabores diferentes. A receita foi desenvolvida pelo próprio Elio, que guarda o segredo do molho a sete chaves. A ideia foi homenagear a origem do estabalecimento usando como matéria prima o café. O PubTeco fica em uma galeria gastronômica em Candeias, ao lado de uma soparia, sorveteria e loja de tacos.  

Serviço
PubTeco
Endereço: Avenida Bernardo Vieira de Melo, 6088, Lj 3, Candeias.
Horário: Segunda a Quinta-feira, das 18h às 0h, sábado, 18h às 2h, e domingo, das 15h às 22h.
Informações: 3203-6977

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.