Agreste Projeto leva capacitações para o interior e prioriza a valorização dos ingredientes locais O "Na Estrada: Sabores de Pernambuco" leva os chefs César Santos e Paulo Machado para realizar oficinas em Gravatá, Caruaru e Bezerros

Publicado em: 16/10/2014 13:44 Atualizado em: 17/10/2014 14:31

César Santos será um dos responsáveis pela capacitação. Foto: Julio Jacobina/DP/D. A Press
César Santos será um dos responsáveis pela capacitação. Foto: Julio Jacobina/DP/D. A Press
Outubro é o último mês do projeto Na Estrada: Sabores de Pernambuco. O fruto da parceria entre o Senac, Sebrae e Fecomércio viaja até Gravatá, Caruaru e Bezerros para oferecer capacitações, dicas e cursos para valorizar a gastronomia local. O chef Paulo Machado, especialista em culinária nacional, e o pernambucano César Santos, vão comandar os cursos, capacitar e dar dicas aos participantes.

Primeiro é feita uma pesquisa para identificar o ingrediente mais forte de cada região. Em seguida, começam as capacitações para os estabelecimentos, ensinando desde a apresentação dos pratos, passando por treinamento de garçons até o serviço de vinhos e café. O objetivo é que 12 produtores e 45 estabelecimentos sejam beneficiados. A boa notícia para o público é que no fim das aulas, os participantes vão preparar pratos para o Festival Gastronômico que começa nesta sexta-feira (17).

César Santos e Paulo Machado vão viajar pelo interior para as oficinas. Nesta quinta-feira (16), os dois chefs vão se juntar para preparar o menu do Jantar Magno, no Hotel Canarius, em Gravatá. As oficinas abertas ao público, em Caruaru, terão a presença de Djavan Quirino, Luciana Sultanum, Robson Lustosa e Gonçalo Pinto.

Confira a programação:

14/10 – Abertura do Festival Gastronômico
Hora: 19h
Onde: Sesc Caruaru
15/10 – Abertura do Festival Gastronômico
Hora: 19h
Onde: Hotel Portal de Gravatá
16/10
- Jantar Magno
Hora: 20h
Onde:
Hotel Canarius - Gravatá
17 e 18/10 – Feira da Gastronomia Regional e Oficinas com os chefs César Santos, Paulo Machado (MS), Djavan Quirino, Luciana Sultanum, Robson Lustosa e Gonçalo Pinto
Hora: 17h às 22h
Onde: Estação Ferroviária - Caruaru

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.