Gastronomia Mesa ao Vivo: Hélio Loureiro levou a cozinha da seleção portuguesa de futebol para o Senac-PE Chef lusitano já veio quatro vezes a Pernambuco

Por: Vitória Maciel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/10/2014 18:39 Atualizado em: 08/10/2014 19:07

Hélio Loureiro sugeriu purê de grão-de-bico com batata doce. Fotos: Vitória Maciel/Esp. DP/D. A Press
Hélio Loureiro sugeriu purê de grão-de-bico com batata doce. Fotos: Vitória Maciel/Esp. DP/D. A Press

O cozinheiro da seleção portuguesa de futebol também se apresentou no Mesa ao Vivo Recife, no Senac-PE. Hélio Loureiro é português, mas também trabalha com consultoria em Curitiba (PR). Assim como Vítor Sobral, que se apresentou na terça-feira (7), também preparou um lombo de bacalhau em sua apresentação no evento.

Durante o Jantar de Pátrias, que aconteceu no último domingo (5), o chef português preparou o mesmo prato para os convidados do evento, que elogiaram a receita. Um dos pontos principais para ressaltar o sabor da receita é o purê de grão-de-bico que leva batata doce e temperos para deixar a sensação aerada e forte na boca. Outro destaque é a farinha no bacalhau que deixa uma crostinha crocante no pescado.

O chef já está acostumado com Pernambuco, pois já veio ao estado quatro vezes. "Adoro estar aqui e achei o evento fantástico. Principalmente o tema que valoriza as coisas da terra, onde tem alimentos tão ricos. É bom saber que do outro lado do oceano também pensamos assim". Sobre seu lado esportivo, comentou que adora fazer o cardápio da seleção portuguesa de futebol, mas tudo é pensado com a ajuda da equipe médica. "Sempre viajo com o grupo e os pratos são elaborados levando em consideração a saúde do atleta", disse.

Pescado vem com crosta crocante
Pescado vem com crosta crocante

Confira a receita:


Lombo de bacalhau com crocante de ervas frescas sobre esmagado de grão-de-bico e azeite transmontano
(Por Hélio Loureiro)

Ingredientes
4 lombos de bacalhau demolhados com 130g cada
50g de farinha
200ml de azeite
1 folha de louro
1 dente de alho

Modo de preparo

Passe o lombo de bacalhau limpo de espinhas na farinha e sele em azeite bem quente, aromatizado com louro e alho. Termine o cozimento no forno durante 10 minutos a 160ºC.

Para o purê de grão-de-bico
600g de grão-de-bico cozido
200g de batata doce
100ml de natas
50g de manteiga
5l de azeite
Noz moscada
Pimenta-do-reino moída
Flor de sal

Modo de preparo
Reduza o purê de grão e a batata doce, envolva com o azeite quente, a manteiga e as natas. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Molho de azeite transmontano
200ml de azeite transmontano
150g de tomate fresco
50g de azeitona preta
2 dentes de alho
20g de tomilho fresco
20g de coentro
20g de salsa

Modo de preparo

Pique as azeitonas, o tomate, o alho, os coentros, a salsa e envolva com o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino e regule o bacalhau.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.