Gastronomia Mesa ao Vivo: Claudemir Barros valoriza o uso do chuchu nas receitas Chef do Wiella Bistrô falou da simplicidade necessária para chegar a combinações modernas

Por: Vitória Maciel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/10/2014 16:15 Atualizado em: 08/10/2014 16:35

Rivandro França, Sofia Mota e Claudemir: chef destacou qualidades da comida regional contemporânea. Fotos: Vitória Maciel/Esp. DP/D. A Press
Rivandro França, Sofia Mota e Claudemir: chef destacou qualidades da comida regional contemporânea. Fotos: Vitória Maciel/Esp. DP/D. A Press

Claudemir Barros, o chef pernambucano que comanda a cozinha contemporânea do restaurante Wiella Bistrô, preparou um prato chamado de Chuchu, chuchu e chuchu. Seu intuito era contar sobre a desvalorização do fruto brasileiro, que como tantos outros ingredientes simples, é capaz de ser utilizado em receitas modernas. Claudemir começou a segunda aula desta quarta-feira (8), no auditório do Senac-PE, com vídeos e conversa.

Os vídeos transmitidos também aproveitaram para homenagear o chef Rivandro França, do Cozinhando Escondidinho, um dos grandes defensores da comida nordestina, amigo de Claudemir e que estava presente na plateia. Mesmo sem estar no programa, o cozinheiro do Wiella também aproveitou para ensinar a sua conhecida receita de carvão, feito de macaxeira frita tingida com tinta de lula. Para o chuchu, Claudemir usou a flor para enfeitar, o próprio chuchu como base, e o espiral para finalizar.

Chuchu leva molho de ostras
Chuchu leva molho de ostras


Confira a receita:
Por Claudemir Barros

Ingredientes
100g de chuchu
20g de cebola
1 dente de alho picado
20g de manteiga sem sal
10g de flor de chuchu
5g de espiral fresco de chuchu
Suco de 1 limão
10ml de vinagre de arroz
Sal e pimenta de arroz
Sal e pimenta a gosto
5ml de molho de ostra

Modo de preparo
Cozinhe o chuchu com molho de coco a vácuo por 40 minutos a 70ºC. Faça um refogado com manteiga, alho, sal, cebola e polpa de chuchu. Deixe ferver até obter a consistência de um creme. Tempere com sal e pimenta a gosto. Em um recipiente, adicione o caldo do cozimento do chuchu (molho de coco), o vinagre de arroz, o suco de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Bata com um batedor até obter uma consistência aerada.

Montagem
Coloque o chuchu no centro do prato, recheie com o molho de ostra e o creme. Regue com a emulsão e decore com as flores e os aspirais. Sirva em seguida.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.