Gastronomia Mesa ao Vivo: público faz fila para tirar foto com chef celebridade Dalton Rangel Apresentador do Homens gourmet fez apresentação descontraída no Senac-PE

Por: Vitória Maciel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/10/2014 15:45 Atualizado em: 08/10/2014 15:54

Dalton cresceu na cozinha do restaurante Gosto com Gosto, no Rio. Fotos: Vitória Maciel/Esp. DP/D. A Press
Dalton cresceu na cozinha do restaurante Gosto com Gosto, no Rio. Fotos: Vitória Maciel/Esp. DP/D. A Press

O apresentador do Homens gourmet (programa do canal de TV paga Fox Life), Dalton Rangel cresceu na cozinha do Gosto com Gosto, restaurante da mãe, Mônica, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. Coube a ele começar o segundo e último dia do Mesa Ao Vivo, que reuniu chefs nacionais e internacionais em apresentações no auditório do Senac-PE nesta quarta-feira (8). Para o público, muita descontração, perguntas, conversas e o preparo de uma torre de berinjela com queijo de cabra que costumava fazer na fazendo da família quando criança.

"Desde os cinco anos que minha mãe tem restaurante e isso acompanhou meu crescimento, mas tenho mais dois irmãos que também passaram por isso e não são cozinheiros", contou o chef. Ele passou dois anos da sua vida viajando para outros países para estudar gastronomia. Na aula, o chef aproveitou para dar dicas aos estudantes da área.

Público disputou lugar para tirar foto com o chef
Público disputou lugar para tirar foto com o chef


"É importante explorar o que temos perto da gente, como os produtos orgânicos. Não adianta fazer um prato lindo, o mais importante é que ele tenha sabor", disse. Antes de preparar a receita, deu dicas de como tirar o sabor forte da cebola, cortar pimentão e tratar a berinjela. "Quando colocamos sal, evitamos que a berinjela escureça e tiramos a acidez. Assim que cortar, jogue o sal para deixar escorrer a água e lave em seguida", explicou.

Por fim, um dos chefs que ajudaram os participantes do reality show Super Chef Celebridades, transmitido este ano no Mais você (Rede Globo), deixou a esperança de um novo programa. "Estamos com mais um projeto em breve para o canal aberto, mas não posso falar detalhes ainda", segredou o chef, deixando o público na expectativa.

Torre de beringela com queijo em cama de espinafre
Torre de beringela com queijo em cama de espinafre


Confira a receita:

Torre de berinjela com queijo de cabra
(Por Dalton Rangel)
Rende até 5 porções

Ingredientes
Azeite
2 berinjelas finamente cortadas
1 pimentão vermelho (cortar no mesmo tamanho da abobrinha)
1 abobrinha (sem o miolo, priorizar a parte verde que é a mais crocante) picada em cubos pequenos
6 cebolas shallots (cortadas em julienne)
2 dentes de alho (cortados em brunoise)
2 colheres de vinagre balsâmico
6 tomates (sem sementes e picados no mesmo tamanho da abobrinha e do pimentão)
2 colheres de azeitona preta picada (sem caroço e picadas em brunoise; se necessário, seque um pouco para facilitar o corte)
1 colher de alcaparras (colocar de molho em água gelada por 20min para retirar o excesso de sal e depois picar em 3 pedaços)
25g de manjericão (folha grande)
80g de queijo parmesão Grana Padano
300g de queijo de cabra em bolinhas

Para a salada:

200g de espinafre baby
6 colheres de vinagrete balsâmico
50g de castanha de caju picada

Modo de preparo:

Corte as berinjelas em fatias de 1cm. Separe as partes menores, médias e maiores (o formato da berinjela é desigual, portanto separe as partes mais iguais em 3 categorias: rodelas pequenas, médias e grandes). Cubra o fundo da frigideira com azeite. Frite a berinjela até ficar bem
dourada, por aproximadamente 3 a 4min. Assim que retirar, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, secar bem no papel toalha, nunca esprema a berinjela ao secar. Não se esqueça de proporcionar com os tamanhos separados. Em uma panela com o fundo grande e baixa, acrescente o azeite, o pimentão, a abobrinha, a cebola e o alho, até eles pegarem uma cor dourada. Acrescente o vinagre balsâmico e cozinhe até evaporar. Adicione os tomates e cozinhe até murchar, mas sem fazer um molho. Tire do fogo, até acrescente as azeitonas, as alcaparras, o manjericão em folha e o parmesão ralado. Deixe esfriar para incorporar sabor. Unte o molde com azeite, disponha uma camada de berinjela (a menor primeiro), a mistura de pimentão, o queijo de cabra e outra camada de berinjela. Sobreponha 4 camadas. Cubra todos os moldes com filme plástico e levar à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e leve ao forno. Monte os pratos com espinafre baby, lascas de parmesão, vinagrete de azeite balsâmico e castanhas de caju crocantes, salgadas e picadas. Retire a berinjela do forno e coloque no centro do prato. Decore com lascas de parmesão feitas com o descascados de legumes.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.