Mesa Ao Vivo Recife recebe jantar com alguns dos melhores chefs do país Chefs apostam na releitura de ingredientes regionais num menu de sete etapas no Senac

Por: Diogo Carvalho

Publicado em: 08/10/2014 15:02 Atualizado em: 08/10/2014 15:33

Os frutos da terra ganharam novos acompanhantes no primeiro Jantar Magno desta edição do Mesa Ao Vivo - reality show gastronômico promovido pela revista Prazeres da Mesa, realizado no Senac-PE, em Santo Amaro. Para a ocasião, um menu de sete etapas foi elaborado por chefs de renome local e internacional.

De entrada, Guga Rocha - chef conhecido pelo programa Homens Gourmet - apresentou um Tartapioca, no qual o beiju de tapioca divide o prato com um tartar de peixe branco, mungunzá e carne de coco. Depois, foi a vez da entrada quente preparada pelo chef Rivandro França (do Restaurante Cozinhando Escondidinho): um disco de batata doce dourado na manteiga de garrafa, dadinho de coalho, camarões e castanha de caju. Uma brincadeira com texturas e sabores.

Os chefs Danton Rangel, Joca Pontes e Helio Loureiro cuidaram dos principais. Galã do Homens Gourmet, Dalton preparou um prato vegetariano inspirado em elementos de sua infância, um dos melhores da noite: uma Torre de berinjela com queijo de cabra, manjericão, tomate e uma cama de espinafre. Já Joca apostou num filé de cavala grelhado na manteiga de manjericão, arroz de jerimum com gengibre e amendoim caramelado, com um fantástico demiglace à base de peixe e laranja.

Um dos chefs mais famosos de Portugal, Helio Loureiro cozinhou pela primeira vez para o público pernambucano. Na ocasião, apostou num Tornedó de novilho, rabo de boi em vinho do Porto e pimenta preta com cravinho. Por fim, um cheesecake “pernambucano” de queijo coalho com umbú-cajá, de autoria do chef Ricardo Henrique.

Encerramento
Para a última noite do Mesa ao Vivo, o Jantar Magno desta quarta-feira vai contar com criações dos chefs Vitor Sobral, Juarez Campos, Robson Lustosa, Marco Gomes, Biba Fernandes e Sofia Mota. O menu será apresentado a partir das 20h30, no Restaurante Escola do Senac PE (Av. Visconde Suassuna, 500, Santo Amaro).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.