CONSUMIDOR Vendas do varejo sobem 0,9% em janeiro, revela Serasa Experian

Por: AE

Publicado em: 19/02/2019 11:34 Atualizado em:

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil
As vendas do comércio varejista no País subiram 0,9% em janeiro ante dezembro, quando houve queda de 0,1%, conforme a Serasa Experian. No confronto com o primeiro mês de 2018, houve expansão de 9,5%.

Segundo a instituição, a alta foi influenciada pelo avanço do crédito e da confiança, impulsionando as vendas em setores que têm relação com essas variáveis: material de construção e veículos, motos e peças. Já nos segmentos mais dependentes da renda e do emprego, as taxas ainda ficaram negativas.

Na categoria de material de construção, as vendas subiram 1,7% em janeiro ante dezembro, enquanto na de veículos, motos e peças teve crescimento de 0,5%.

Em contrapartida, houve recuo nas vendas de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,4%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-2,3%), combustíveis e lubrificantes (-1,8%); tecidos vestuário, calçados e acessórios (-5,4%).

No confronto com janeiro de 2018, as altas também ficaram concentradas nos segmentos de material de construção (12,3%) e veículos, motos e peças (8,3%). Já os demais apresentaram declínio: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-4 2%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-6,1%), combustíveis e lubrificantes (-0,1%); e tecidos vestuário, calçados e acessórios (-5,2%), conforme a Serasa.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.