Velório Autoridades, família e amigos se despedem de Josias Albuquerque

Publicado em: 03/02/2019 12:26 Atualizado em: 03/02/2019 12:48

Uma fila se formou na frente do prédio para prestigiar a missa. Foto:: Sávio Gabriel/DP
Uma fila se formou na frente do prédio para prestigiar a missa. Foto:: Sávio Gabriel/DP

A despedida de Josias Albuquerque, presidente do Sistema Fecomércio que faleceu neste sábado (2), vem reunindo centenas de pessoas no salão do Sesc de Santo Amaro, no Recife. Família, amigos, autoridades, políticos, colegas de trabalho e admiradores deixaram o movimento intenso no salão, que tem capacidade para 400 pessoas. A missa de corpo presente, realizada neste domingo (3), antecipa a cremação, programada para o início da tarde. Pouco antes da missa, havia uma fila grande que chegava ao lado de fora do prédio.

Josias tinha 82 anos e teve falência múltiplas dos órgãos em decorrência de doença hepática. As homenagens e as notas de pesar apareceram assim que a notícia do falecimento foi divulgada, na manhã do sábado. O presidente da Fecomércio era conhecido por fomentar o empreendedorismo e estimular a atividade econômica saudável, com bases na educação e na formação profissional.
 
Centenas de pessoas compareceram à despedida. Foto: Sávio Gabriel/DP
Centenas de pessoas compareceram à despedida. Foto: Sávio Gabriel/DP

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, se pronunciou pelo Twitter. Na mensagem, ressaltou a grande perda para o estado sem Josias Albuquerque. "Empreendedor com uma visão coletiva de dessenvolvimento, Josias sempre trabalhou pelo protagonismo do comércio na economia do Estado e pela democratização de oportunidades por meio da qualificação profissional. Venho expressar os meus sentimentos aos seus familiares, amigos e admiradores", disse.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, destacou que sentiu profundamente a notícia do falecimento de Josias Albuquerque. "Como presidente da Fecomércio-PE e do Sistema SESC/Senac, muitos recifenses e pernambucanos encontraram, direta ou indiretamente, no trabalho de Josias, uma oportunidade de vida melhor e este sem dúvida é o seu grande legado. Quero desejar a toda a família e amigos que possam encontrar força neste momento dor." 

O deputado federal Sílvio Costa Filho destacou que "Pernambuco perdeu uma de suas grandes referências do setor de comércio e serviços. Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do presidente do Sistema Fecomércio, Josias Albuquerque. Em sua trajetória, ele sempre trabalhou em favor da população com iniciativas de inclusão social, além de contribuir com a geração de emprego e renda em nosso Estado, sempre conduzindo com muita maestria e afinco a Fecomercio. Tenho certeza que seu trabalho à frente da Federação, que era reconhecido nacionalmente, sempre será lembrado e reconhecido. Neste momento de luto estendo minhas condolências à sua família e a todos os amigos que ele construiu ao longo dos seus 82 anos de vida."



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.