Carreiras Francisco Saboya é eleito novo superintendente do Sebrae Pernambuco Ele é economista (1982), mestre em engenharia de produção UFPE e professor das disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informática da UPE

Por: Thatiana Pimentel

Publicado em: 22/11/2018 16:25 Atualizado em: 22/11/2018 17:10

O legado de Saboya no Porto Digital foi estruturado nos pilares de economia criativa, empreendedorismo e interiorização (Leo Malafaia/DP)
O legado de Saboya no Porto Digital foi estruturado nos pilares de economia criativa, empreendedorismo e interiorização
Francisco Saboya é o novo superintendente do Sebrae Pernambuco. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (22) em reunião do conselho deliberativo do órgão. Saboya assumirá em 1º de janeiro pelo quadriênio 2019/2022. Durante o encontro, foram confirmados ainda os nomes de Ricardo Essinger, como presidente do conselho deliberativo estadual, Roberta Correia, na diretoria técnica e Adriana Côrte Real Kruppa, que permanece na diretoria administrativo-financeira.

Francisco Saboya, 56 anos, foi o nome à frente do Porto Digital por mais de uma década e deixou em outubro o comando do maior parque tecnológico da América Latina para buscar novos desafios profissionais. Ele é economista (1982), mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor das disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação na Universidade de Pernambuco (UPE), além de especialista em tecnologia e economia criativa.

O legado de Saboya no Porto Digital foi estruturado nos pilares de economia criativa, empreendedorismo e interiorização. Como caminhos norteadores, o nome e o rosto por trás do Porto Digital deixa projetos que devem ser iniciados em 2019 e deverão ajudar na reocupação do centro do Recife, desenvolvendo o braço de revitalização urbana que deverá marcar a próxima gestão como a revitalização do prédio antigo do Diario de Pernambuco, na Praça da Independência, e a criação do Hotel de Empresas, que ficará na rua da Moeda e a segunda unidade do Portomídia que deverá ser concluída até o final do próximo ano.

Quem repassará o cargo para Saboya, após quatro anos de gestão, é Oswaldo Ramos, bacharel em Ciências Estatísticas pela UFPE (1981) e mestre em Gestão e Planejamento Organizacional pela Faculdade de Administração de Pernambuco (Fcap), em convênio com a Universidade Autônoma de Madri. Ramos acumula em sua carreira também experiência como professor da UFPE e como coordenador do Programa de Geração de Emprego e Renda (Progerar) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.